Topo

Perrone

Homem vai à Justiça para saber se é filho de Sócrates

Perrone

05/06/2018 04h00

Fernando ao lado de sua mãe adotiva, Elza         Foto: Ricardo Perrone/UOL

Descobrir a verdadeira história de sua origem. Mais especificamente saber se é filho de um dos maiores jogadores do futebol brasileiro, Sócrates. Esse é o objetivo do processo de investigação de paternidade movido por Fernando Verzimiase Martinez, de 37 anos. Os requeridos são os seis filhos do ex-atleta, falecido em 2011, e a viúva, Renata Bagnarelli.

Procurado pelo blog, Gustavo Vieira de Oliveira, filho do ex-meia e envolvido com o espólio do pai, disse desconhecer a ação.

O caso corre em segredo de Justiça desde 2017 na 2ª Vara da Família e Sucessões de São Paulo. Essa não é a primeira tentativa de Martinez para saber se o ídolo do Corinthians é seu pai. Outro processo, em Ribeirão Preto, foi arquivado.

"Isso me persegue. Quero saber qual é a minha origem. Preciso saber o que é verdade ou não", disse Martinez, que trabalha no departamento de RH de uma empresa.

Desde bebê ele vive com a mãe adotiva, Elza Verzimiase. O que Martinez sabe é que ela não conseguia ter filhos e soube pela irmã dela da possibilidade de adotar um recém-nascido. "Desde o começo, uma mulher que teria sido a parteira vinha visitar a gente. Ela disse que Sócrates conheceu a mãe biológica do Fernando numa festa. Ela trabalhava na casa e teria se relacionado com ele", contou Elza.

Ainda com Martinez criança, a mãe adotiva chegou a fazer contato com Magrão, apelido de Sócrates. Ele visitou a família uma vez e conheceu o menino. Depois não se encontraram mais. A visita é contada no livro "Sócrates Casagrande, uma história de amor", escrito pelo ex-atacante e o jornalista Gilvan Ribeiro.

Além das tentativas na Justiça, Martinez fez um exame sem pedido judicial para investigar se Sócrates é seu pai. Kátia Bagnarelli cedeu um fio de cabelo dele para ser comparado ao material genético de Fernando.

"Mas o Sócrates já tinha morrido fazia três anos e o material não estava bom para análise", afirmou Martinez. O blog teve acesso ao exame e em todos os pontos analisados aparece o registro de "nenhum resultado".

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.