Topo

Perrone

Estatísticas mostram Corinthians próximo do Cruzeiro em semifinal

Perrone

17/09/2018 11h13

Após a abertura das semifinais da Copa do Brasil, Jair Ventura foi alvo de uma avalanche de críticas por conta do desempenho extremamente defensivo no 0 a 0 com o Flamengo no Maracanã. Já Mano Menezes recebeu tratamento bem diferente depois da vitória cruzeirense por 1 a 0 sobre o Palmeiras em São Paulo.

Porém, dados do site "Footstats" mostram desempenho semelhante de Corinthians e Cruzeiro em fundamentos importantes.

Os dois times fizeram o mesmo número de finalizações. Foram quatro para cada lado. O dado sugere que a diferença entre as equipes não foi tanta em termos de volúpia ofensiva, mas de eficiência.

Os corintianos acertaram apenas um arremate, enquanto os mineiros fizeram três conclusões perfeitas, uma delas se transformou no gol da vitória. Os dois clubes passaram o segundo tempo inteiro sem finalizar.

Acusado por comentaristas de abdicar de jogar, o Corinthians teve apenas 33,1% de posse de bola no Maracanã. O desempenho é bem próximo do que o Cruzeiro obteve no Allianz Parque: 33,7%.

Os comandados de Jair foram um pouco superiores aos de Mano no quesito média de passes certos: 82% x 81%.

Para brecar as jogadas adversárias, os corintianos fizeram três faltas a mais do que os cruzeirenses: 16 a 13.

 

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.