Topo

Perrone

Opinião: o mínimo que Jair fizer no dérbi será o máximo

Perrone

08/09/2018 04h00

Bar perto do Parque São Jorge convida para apostas no dérbi, o primeiro de Jair Ventura        Foto: Ricardo Perrone/UOL

Não dá para cobrar de Jair Ventura grande transformação do Corinthians em sua estreia contra o Palmeiras neste domingo (9), na casa do adversário. Porém, o mínimo de melhora deverá ser considerado o máximo pelo torcedor corintiano, desiludido com o desempenho atual do time.

O substituto de Osmar Loss pega a equipe num cenário de terra arrasada. Logo não precisa fazer muito para alcançar uma melhora.

Ele recebe um time sem o mínimo de organização, lento nas transições, frouxo na marcação, nada compacto, cheio de falhas de posicionamento e que raramente agride o adversário com tabelas e triangulações.

Diz o manual do treinador estreante que a primeira atitude a ser tomada é arrumar a defesa. Não será diferente com Jair.

A lentidão na recomposição defensiva e posicionamentos equivocados fazem os defensores corintianos chegarem frequentemente atrasados nas jogadas. Só para arrumar esse setor o novo técnico terá de fazer hora extra.

Fechar a casinha não significa grande chance de o Corinthians vencer explorando os contra-ataques. Isso por causa da demora dos jogadores para avançar, dos erros de passes e das dificuldades para organizar e finalizar as jogadas.

Diante de diagnóstico tão dramático, é batata que Jair vai melhorar o time. A questão é em que velocidade ele vai progredir e até qual ponto chegará.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.