Topo

Perrone

Sócios votam sobre impeachment de Peres em clima de intimidações e ameaças

Perrone

29/09/2018 04h00

Os sócios do Santos decidem neste sábado (29) se aprovam os pedidos de impeachment do presidente José Carlos Peres num clima de tensão marcado por acusações de intimidações e novas ameaças.

Entre os envolvidos nos casos que estouraram às vésperas da assembleia está Pedro Henrique Dória, membro do Comitê de Gestão santista. Ele é acusado de ameaçar o associado Márcio Meiato Veratti, diretor do movimento de sócios do clube Santos FC Tá No Sangue. O cartola nega a acusação.

Veratti registrou boletim de ocorrência na 23ª delegacia da capital alegando que Dória e uma funcionária do clube o ameaçaram de "causar-lhe mal injusto e grave", conforme registro no documento policial.

"Fica esperto e toma cuidado", disse ter ouvido o sócio no Pacaembu, na última quinta (27), onde estava para o jogo entre Santos e Vasco. No boletim do ocorrência, no entanto, não está claro por qual dos dois acusados a frase teria sido dita. Ele também possui um vídeo em que é possível ver a funcionária do clube dizendo que vai desmascará-lo.

Ainda segundo o associado santista, as ameaças aconteceram por desentendimentos anteriores entre as partes causadas pelo processo de impeachment.

Por sua vez, Dória disse ao blog que só se apresentou e cumprimentou Veratti. E que, depois de ofender a funcionária do Santos, Veratti tramou a acusação juntamente com outras pessoas. Ele afirmou que também nesta sexta registrou boletim de ocorrência acusando o desafeto de calúnia. Segundo o dirigente, o associado o calunia no blog de seu movimento.

Esse não foi o único entrevero durante o jogo no Pacaembu. O clima estava tenso e outras discussões aconteceram por causa do impeachment de Peres.

Em outro episódio, Celso Leite, ex-membro da comissão fiscal do Santos, acusa o recebimento de mensagens intimidadoras em seu celular num grupo de sócios.  "Mermão, eu sou fiscal de urna, se eu ver seu voto pró impeachment vai dar ruim pro seu lado (sic)", diz uma das mensagens. Leite será mesário na assembleia. "A gente vai trabalhar e ainda pode ser agredido", disse ele ao blog.

O blog telefonou para o número que aparece junto com a mensagem, mas ninguém atendeu e nem respondeu ao questionamento feito por texto sobre o tema.

A quantidade de acusações de ameaças disparou pouco depois de os conselheiros aprovarem o impeachment, que precisa ser referendado pelos associados. Por conta do clima de guerra, o clube pediu esquema de segurança reforçado para a Polícia Militar.

Leia também:

Acusações de ameaças de morte e 'barracos'. A crise política no Santos

Sociedade em empresa para agenciar atletas faz Peres correr risco no Santos

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.