Topo

Perrone

Santos já esperava por cobranças de Sampaoli e justifica demora no mercado

Perrone

15/01/2019 04h00

O discurso na diretoria do Santos é de que as cobranças públicas de Jorge Sampaoli por reforços já eram esperadas. Ao contratar o argentino, a direção conhecia seu perfil exigente e inquieto. Assim, entende que agora não pode reclamar.

Administrar a situação explicando as dificuldades encontradas pelo clube para atender imediatamente aos pedidos feitos pelo treinador é o caminho escolhido pelos santistas. Uma das justificativas é de que até agremiações que estão com boa saúde financeira demoram para conseguir alguns dos reforços almejados. Principal exemplo é o Flamengo, que sofreu para tirar Arrascaeta do Cruzeiro e não foi capaz de fazer o mesmo com Dedé.

Conhecido no clube por ter temperamento difícil como o de Sampaoli, o presidente José Carlos Peres tem conversado com o técnico e explicado a situação. Ele também assegura ao treinador que os reforços chegarão.

O argentino falou a respeito do tema depois do empate em um gol com o Corinthians no último domingo. "Sobre a insatisfação (pela demora nas contratações), quando eu vim, vim para uma equipe com muita história. Temos que estar à altura dessa história, Neymar, Pelé. Expressamos nosso desejo de manter esse alto nível e pedimos ao presidente para que nos ajude nisso. No curto prazo, esperamos que ele possa cumprir esse compromisso, até para que o Santos tenha a chance de competir com outros times já formados. Queremos um time competitivo para fazer jus à história. Tomara que o Santos tenha o que merece em breve", disse ele em entrevista coletiva.

Internamente, a avaliação santista é de que o treinador não conhece o mercado brasileiro. Suas referências são atletas sul-americanos, especialmente os argentinos e jogadores do continente que atuam na Europa. Nesse universo, o clube crê que as contratações são mais caras e difíceis. É o caso de Pablo Pérez, volante e capitão do Boca Juniors indicado por Sampaoli.

Há também o entendimento na direção do Santos que outros pedidos foram atendidos com rapidez. Foi assim com a demissão do gerente Sérgio Dimas e a substituição dele por Gabriel Andreata, brasileiro que trabalhou com Sampaoli no peruano Coronel Bolognesi.

Em relação ao trabalho do treinador, o amistoso com o Corinthians deixou boa impressão na cúpula santista. A análise é de que já foi possível identificar o estilo do técnico na equipe e que, com os futuros reforços, a tendência é brigar por títulos na temporada.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.