Topo

Perrone

Opinião: Tite acerta em lista, mas precisa de projeto para jovens talentos

Perrone

28/02/2019 11h56

Tite foi feliz na convocação da seleção brasileira anunciada nesta quinta (28). A lista está arejada com um punhado de jogadores promissores. Vinícius Junior e Lucas Paquetá são os que chamam mais atenção para os amistosos contra Panamá e República Tcheca, em março.

Ao lado deles, Militão, Richarlison e Arthur representam na relação uma safra animadora. Todos, dependendo de suas evoluções, é claro, podem ser titulares do time nacional por muitos anos.

Por isso, mais do que dar chances a eles, o treinador precisa pensar em um projeto de amadurecimento para esses jovens com a amarelinha. Falo de acompanhamento individual, pensar cada etapa deles na seleção e projetar, principalmente nos casos de Paquetá e Vinícius Júnior, uma titularidade em breve durante competições.

Claro que Tite precisa ter calma para não eliminar etapas e, de repente, aparecer num campeonato importante com uma equipe verde. Mas é fundamental o treinador entender a importância que esses atletas podem ter no futuro do futebol brasileiro. O técnico da seleção não pode errar como errou ao não avaliar corretamente o potencial de Marquinhos, quando aprovou a saída do jogador no Corinthians.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.