Topo

Perrone

Opinião: para Pato ser feliz no SPFC, atacante precisa ofuscar celebridade

Perrone

29/03/2019 15h30

Para ter sucesso em sua nova passagem pelo São Paulo, Pato precisa cuidar para se destacar mais como jogador do que como celebridade. Se os gols não saírem com frequência, não deve demorar para a sua vida particular, geralmente muito exposta, irritar a torcida e passar a ser apontada como motivo para eventuais problemas em campo. Por mais injusto que isso possa ser, estamos cansados de ver casos assim no futebol.

A tarefa do atacante é dura porque não depende só dele. A mídia está atenta a tudo o que ele faz. Viagens, namoradas, passeios, festas. Seja o que for, vai parar na internet independentemente de sua vontade. .

Não sugiro que Pato deixe de curtir a vida. Nem sugiro nada. Apenas opino que o mais prudente para ele é ser discreto. Acredito que o torcedor exagera na maioria das vezes em que reclama da vida particular dos atletas. Mas pressão da torcida do São Paulo por um título é imensa. Qualquer coisa pode ser motivo de reclamação.

Na arquibancada tricolor, comprometimento e foco são palavras de ordem. Nesse ambiente carregado, a saturação da imagem de qualquer jogador fora dos gramados facilmente leva a protestos. Ainda que os cliques e vídeos exibam situações absolutamente normais, sem exageros. Boa parte da torcida brasileira já carimbou Pato como celebridade. Essa fama não o ajudará no Morumbi. Mais do que estar concentrado no time, ele vai precisar parecer estar com a mesma obstinação dos torcedores em relação a títulos. Nada melhor para isso do que gols e atuações de gala.

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.