Topo

Perrone

Para arbitragem da FPF, tempo gasto com VAR está dentro do padrão inicial

Perrone

10/04/2019 04h00

O uso do VAR no Campeonato Paulista tem sofrido críticas de torcedores, jogadores e imprensa por conta da demora para a tomada de decisões. Porém, para a comissão de arbitragem da Federação Paulista o tempo gasto está dentro dos padrões levando-se em conta ser um procedimento recente, conforme apurou o blog.

Internamente, o discurso é de que também a anulação do gol de Deyverson no empate entre Palmeiras e São Paulo, no Allianz Parque, pelas semifinais do Estadual, que especialmente chamou atenção pela demora, ocorreu dentro do prazo esperado. A jogada foi considerada difícil, pela comissão de arbitragem, o que justificaria o impedimento não ter sido marcado mais rapidamente. Entre o atacante palmeirense mandar a bola para as redes e o VAR anular a jogada se passaram cerca de 3 minutos. Já no lance em que o são-paulino Liziero marcou em impedimento, o árbitro de vídeo levou aproximadamente de 1 minuto e 45 segundos para apontar a irregularidade.

Entre os responsáveis pela arbitragem na FPF, a expectativa é de que com a rodagem dos que operam o sistema as definições sejam mais rápidas.

O mantra na comissão de arbitragem é de que mais importante do que questionar o tempo levado para os lances serem esclarecida é que seja feita justiça. A avaliação até aqui é de que o VAR cumpriu seu papel no Estadual de impedir erros dos juízes e colaborar para que os resultados sejam justos, sem interferência da arbitragem.

Nesta quarta, em entrevista coletiva na sede da federação, a comissão deve falar oficialmente sobre o assunto.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.