Topo

Perrone

Opositor santista propõe mudança para 'cumprir' promessa de Peres

Perrone

02/05/2019 09h03

Raphael Vita Costa, conselheiro santista e membro da oposição, apresentou proposta de alteração do estatuto do clube para obrigar presidente e vice a quitarem novas dívidas que gerarem durante suas gestões.

A emenda sugerida visa colocar em prática uma promessa de campanha apresentada pelo atual presidente, José Carlos Peres, ao blog em outubro de 2017. Na ocasião, como candidato, ele afirmou que proporia ao Conselho Deliberativo a criação de um dispositivo estatutário para colocar uma trava na dívida santista. A sugestão era de que o dirigente que aumentasse o débito pagasse pelo aumento do próprio bolso.

O estatuto santista está em processo de alteração, mas Peres não apresentou essa proposta. Procurado, o dirigente não respondeu mensagem enviada pelo blog sobre o tema. Também não foi possível falar com o cartola por meio de sua assessoria de imprensa.

Em 2018, sob o comando de Peres, o Santos registrou deficit de R$ 73.386.000. As contas do exercício foram reprovadas pelo conselho do clube.

Abaixo, leia na íntegra a proposta de Vita, que é advogado e foi membro do Comitê de Gestão do Santos na administração anterior. Ele apresentou outras oito propostas de mudanças estatutárias.

"O presidente e o vice eleitos devem assinar, junto ao termo de posse, um compromisso de obrigatoriedade, que obriga a quitação, ao fim do mandato, de quaisquer novas dívidas que a gestão produzir no Santos FC após sua posse, durante o triênio do mandato, descontadas juros de dívidas já existentes, autorizações do Conselho de Administração e Conselho Deliberativo para contração de dívida específica."

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.