Topo

Perrone

Com 'segunda chance' para Griezmann, Barça faz torcedor pensar em Neymar

Perrone

13/07/2019 04h00

"A vida tem segundas oportunidades". O tema do vídeo produzido pelo Barcelona para anunciar a contratação de Griezmann faz uma referência ao fato de no ano passado o francês ter recusado uma oferta catalã. Porém, para alguns torcedores do Barça, a frase soou como uma mensagem para Neymar, que também mereceria uma nova chance após trocar o ex-clube pelo PSG.

Mais do que essa associação de ideias, o slogan criado para o ex-jogador do Atlético de Madri gerou nas contas oficiais do clube no Twitter muitos pedidos e manifestações de apoio à eventual volta de Neymar. Mas também houve rejeição. Entre 306 comentários sobre o vídeo com Griezmann lidos por este blogueiro, 40 falavam do brasileiro. Destes, 30 pediam ou de alguma forma apoiavam seu retorno e 10 continham manifestações contrárias à sua contratação. A pesquisa foi feita nos perfis em espanhol e em inglês do Barça no Tiwtter.

"Neymar está tendo uma segunda chance?", indagou um torcedor na conta em inglês. E uma torcedora emendou: "boa pergunta. Talvez o clube apenas tenha introduzido essa coisa de 'segunda chance' para nos preparar para Neymar". Outro seguidor já havia escrito: "eles basicamente estão dizendo que vão dar uma segunda chance a Neymar agora".

Nos comentários no perfil em inglês, entre 109 postagens verificadas pelo blog, 17 apoiavam o retorno do brasileiro e apenas três eram contrárias. As outras não citavam Neymar. Na versão em espanhol, o brasileiro, em atrito com o PSG, também levou vantagem. De 197 comentários abaixo do vídeo sobre chegada Griezmann checados pelo blog, 13 exibiam depoimentos a favor da contratação de Neymar. Sete traziam posições contrárias.

"Deem a ele uma segunda segunda chance", dizia uma das postagens acompanhada de um vídeo com belo drible de Neymar nos tempos de Barça. "Neymar também merece uma segunda chance", "vem, Neymar", e "anunciem Neymar" foram outras das mensagens de apoio à possível volta do brasileiro.

Entre os que aproveitaram o tema para protestar contra a possibilidade de retorno do jogador da seleção de Tite, um torcedor postou montagem de Neymar com uma garrafa e dinheiro. Outros escreveram frases como "legal, mas mantenham Neymar longe" e "enquanto essa segunda oportunidade não chegar a Neymar, tudo bem".

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.