Topo

Perrone

Opinião: troca de comando técnico no Fluminense deve ser sofrida

Perrone

19/08/2019 14h12

A diretoria do Fluminense não merece ser criticada pela decisão de demitir Fernando Diniz. O treinador não conseguia corrigir antigos problemas do time e era preciso reagir. Mas a troca de comando deve ser dolorosa, independentemente de quem for o substituto.

Diniz montou o elenco sob medida para seu estilo de jogo, que valoriza a posse de bola, não tolera chutões na saída da defesa e prima pela ofensividade. As características são bem peculiares. É difícil encontrar no mercado brasileiro alguém com a mesma filosofia. E imagino que nem seja isso que a diretoria quer.

O mais provável é que o Flu busque um técnico conservador, que arrume a defesa e jogue com segurança. Encontrar alguém assim não é tarefa difícil. O problema é reestruturar o estilo de jogo com o fantasma do rebaixamento por perto.

Quem chegar terá que mudar a mentalidade tática dos atletas de forma radical. Isso costuma levar tempo, algo que o Fluminense não tem. Por isso o processo deve ser sofrido. A boa notícia para o torcedor tricolor é que ainda há muito Brasileirão pela frente. Apesar das dificuldades, a recuperação é amplamente possível.

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.