Topo

Perrone

Ao dizer que descansar não existe, Jesus faz brasileiros passarem vergonha

Perrone

17/10/2019 11h00

"Minha cultura não é essa de poupar. E os jogadores provam domingo a domingo. Descansar? Isso não existe. Vamos descansar nos dias que temos. Quinta, sexta, sábado. Domingo é para correr. Se tivermos jogadores com sinais de lesão é outra coisa".

A frase acima, dita por Jorge Jesus após a vitória do Flamengo sobre o Fortaleza, por 2 a 1 nesta quarta (16) é um tapa na cara de praticamente todos os treinadores brasileiros.

Quando o líder do Brasileirão com folga  e um dos semifinalistas da Libertadores diz que poupar jogadores não existe temos que parar e pensar.

Há anos os treinadores brasileiros reclamam do calendário (com razão) e dizem que é impossível não poupar atletas.  Não é o que mostra Jesus.

E aqui não se trata da qualidade do elenco rubro-negro. Pelo contrário. Com mais jogadores de alto nível, as justificativas para poupar seriam maiores.

Claro que é preciso respeitar os exames que indicam riscos de lesão. E o técnico português faz essa ressalva

Agora, não tenho dúvidas de  que a maioria dos técnicos brasileiros exagera nessa história de poupar. Torcedores, dirigentes e jornalistas se acostumaram com essa rotina, como se fosse normal.

Ainda bem que Jesus abriu nossos olhos. Agora, os treinadores brazucas que repensem seus conceitos. Ou vão passar vergonha. Como muitos já passam jogando pra empatar fora de casa, enquanto o português joga para vencer.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.