Topo

Perrone

Corinthians fere estatuto ao não divulgar demonstrações financeiras

Perrone

07/10/2019 10h18

Desde que publicou as demonstrações financeiras relativas a dezembro de 2018, o Corinthians não divulgou mais relatórios financeiros em seu site oficial. A situação fere o artigo 122 do estatuto da agremiação. Em seu segundo parágrafo, ele diz que "o clube divulgará mensalmente em sua sede social e em seu sítio oficial suas demonstrações financeiras".

Porém, o mesmo artigo não menciona uma punição específica para o descumprimento da regra. Opositores de diferentes grupos têm cobrado a diretoria para voltar a fazer as publicações. Um dos pedidos mais recentes foi feito pelo "Movimento Corinthians Grande".

Mathias Antônio Romano de Ávila, diretor financeiro do Corinthians, diz que um conflito de agendas entre Cori (Conselho de Orientação) e Conselho Fiscal tem provocado demora nos trâmites necessários para que as publicações sejam feitas. No entanto, ele nega que o estatuto esteja sendo desrespeitado. "Todos os números estão à disposição dos conselheiros no clube. Sempre mostramos para quem pede, então o estatuto está sendo cumprindo", afirmou o dirigente. Ele disse ainda que em breve serão publicadas no site demonstrações financeiras referentes ao primeiro semestre do ano.

Integrante do Cori, que pediu para não ser identificado, negou que um conflito de agendas atrapalhe o cronograma da diretoria para a divulgação dos relatórios. Segundo ele, a questão é apenas administrativa. Conforme apuração do blog, pelo menos uma ala da diretoria entende que os balancetes não devem se tornar públicos para evitar interpretações equivocadas, mas que a exibição dos dados para os conselheiros que pedirem resolve o problema. Vale lembrar que o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, é um dos fundadores do grupo político "Renovação e Transparência".

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.