Topo

Perrone

Opinião: Deyverson mostra não compreender VAR ao dizer que seu papel é cair

Perrone

28/10/2019 16h13

Foi desastrosa a declaração de Deyverson sobre seu papel ser cair e esperar o árbitro recorrer ao VAR. Na opinião deste blogueiro, no mínimo, o jogador palmeirense mostra não saber direito quais devem ser suas prioridades em campo.

O papel principal de um atacante é fazer gols. É irritante para o torcedor quando o jogador de seu time pode se equilibrar, e continuar a jogada, mas prefere desabar e tentar cavar pênalti ou falta. Não é função do atleta enganar a arbitragem, embora seja a especialidade de parte considerável dos jogadores brasileiros.

Aqui não entro no mérito sobre se foi pênalti em Deyverson na vitória alviverde sobre o Avaí, por 2 a 1, no último domingo (27). Sendo ou não, é claro que o palmeirense exagerou na maneira em que desabou. Nesses casos, a simulação sempre pode confundir o árbitro de campo.

Mas Deyverson, como muitos de seus colegas de diversas equipes, parece não compreender que o VAR mudou algumas situações tradicionais no futebol. O cara que simula, agora, tem mais chances de passar vexame do que de ludibriar o juiz. As câmeras utilizadas pelo árbitro de vídeo estão aí para desmascarar jogadores que se arriscam como atores. Fica ridículo. E ainda tem o risco de levar um cartão por simulação.

Será que se Deyverson entendesse não ser o seu papel cair ele não teria feito mais gols pelo Palmeiras? Alguém da comissão técnica de Mano Menezes precisa conversar o atacante para tentar fazê-lo a rever seus conceitos para o bem dele e do time.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.