Topo

Perrone

Conselho de Orientação do Corinthians vai tirar Dualib de lista de membros

Perrone

19/12/2019 18h54

Pressionado, o Cori (Conselho de Orientação) do Corinthians decidiu em reunião na noite da última quarta (18) retirar o nome de Alberto Dualib da lista de integrantes do órgão. Porém, até a conclusão deste post a mudança não havia sido feita no site oficial do clube.

O Conselho de Orientação abraçou a tese defendida por críticos do ex-presidente de que ele não pode integrar o colegiado porque não é mais sócio do clube. Em meio a denúncias de irregularidades negadas pro ele, Dualib renunciou à presidência em 2007. Assim, evitou sofrer impeachment. Em 2008, o ex-presidente pediu seu desligamento do quadro associativo, afastando o risco de ser expulso do clube.

Quem defendia a inclusão de Dualib no Cori, afirmava que o estatuto corintiano determina que todo ex-presidente seja membro do Conselho de Orientação, sem mencionar a obrigatoriedade de ser sócio. Porém, várias correntes políticas entendiam que, como para presidir o alvinegro é necessário ser associado, está implícito que quem não faz parte do quadro associativo não pode participar do Cori. Os descontentes ameaçavam tentar anular a inclusão do ex-dirigente no Conselho Deliberativo.

Oficialmente, o Conselho de Orientação ainda não esclareceu porque incluiu e agora decidiu retirar Dualib de sua composição. Apesar da nova postura, o Cori manteve a posição de aprovar pedido feito por um grupo de conselheiros e encaminhado pelo presidente Andrés Sanchez para reintegrar Alberto Dualib ao quadro de sócios, algo que ainda não foi feito. O entendimento agora é de quando isso acontecer, o Conselho Deliberativo deve decidir se ele pode voltar ao colegiado de Orientação.

Sanchez tem sido pressionado por alguns de seus conselheiros e diretores mais próximos a não readmitir o ex-presidente no quadro associativo por conta das denúncias de supostas irregularidades que provocaram a queda dele. O próprio Andrés foi um dos mais ativos no processo que culminou com a renúncia de Dualib, atualmente com 100 anos. Hoje, porém, o presidente se manifesta a favor do retorno. Também na reunião de quarta, Robertson de Medeiros foi eleito presidente do Cori. Ele vinha ocupando o cargo interinamente.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.