Topo

Perrone

Estatística mostra São Paulo de Diniz com equilíbrio entre ataque e defesa

Perrone

27/01/2020 08h39

Desde que iniciou sua carreira, o técnico Fernando Diniz é cobrado para montar equipes que tenham equilíbrio entre defesa e ataque. O treinador é constantemente criticado por se preocupar demais com a ofensividade, muitas vezes vendo seu sistema defensivo fragilizado. No início deste Campeonato Paulista, porém, o São Paulo de Diniz se mostra uma equipe equilibrada, de acordo com dados do site especializado em estatísticas Footstats. Em duas partidas até agora, a equipe tricolor não sofreu gols e marcou dois. O São Paulo é o líder do ranking de finalizações do torneio com 36 arremates em suas duas partidas. Foram 12 conclusões certas  A equipe do Morumbi consegue ser agressiva em busca do gol e ao mesmo tempo eficiente ao se proteger. Ao lado do Corinthians, o time tricolor é o que mais acerta desarmes na competição: foram 34 até aqui. Os são-paulinos comentem quase o mesmo número de faltas que recebem por partida. São 15 infrações feitas em média por apresentação contra 14,5 faltas recebidas em média. Ter a posse de bola por mais tempo, característica dos times comandados por Diniz, também é uma preocupação tricolor. O São Paulo é o segundo nesse ranking com média de 58% de posse por jogo. Está atrás apenas da Ferroviária (59%).

O time de Diniz ainda se destaca nos dribles. Empatado com o Mirassol, tem a terceira melhor média de fintas certas por partida: 12. O Palmeiras (15) lidera o ranking seguido pelo Ituano (13).

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.