Topo

Perrone

Leco marca reunião de órgão para discutir vazamentos e ouvir vice

Perrone

23/01/2020 04h00

Com José Eduardo Martins. do UOL, em São Paulo

O presidente do São Paulo, Carlos Augusto de Barros e Silva, marcou para o próximo dia 31 reunião do Conselho de Administração tricolor para discutir caso de vazamentos de documentos do clube.

Nesta quarta (22), Leco enviou carta para o vice-presidente Roberto Natel na qual comunicou a realização do encontro.

Como mostrou o blog, o São Paulo registrou em cartório uma operação que fez para tentar descobrir o responsável por vazar documentos para um suposto hacker que chantageava dirigentes e conselheiros. O resultado deixou Natel, desafeto de Leco, sob suspeita de municiar Edward Lorenz, que se apresenta como hacker. O vice nega ter repassado arquivos do clube.

O blog apurou que a intenção do presidente é ouvir explicações de Natel para o fato de uma cópia igual à enviada a ele ter sido encaminhada ao departamento jurídico do clube por Lorenz. Como parte da "pegadinha" preparada pelo São Paulo, no documento a palavra "prêmios" aparecia sem acento na versão enviada ao vice. Outros oito cartolas receberam o mesmo relatório orçamentário com diferentes alterações que permitiam suas identificações.

O Conselho de Administração foi escolhido para debater o tema porque seus membros receberam os arquivos modificados como armadilha. Leco, que não foi destinatário da mensagem, e Natel fazem parte do órgão.

"Estou tranquilo porque estou com a verdade. Se eles quiserem que eu dê algum esclarecimento não tem problema. Pelo contrário, acho que temos mesmo que esclarecer o assunto. Temos que ir em cima do hacker", disse Natel ao blog.

Ele havia enviado requerimento solicitando documentação referente à apuração feita pelo São Paulo. A resposta do presidente foi enviada em mensagem que termina com a comunicação sobre a reunião específica para discutir o caso.

"Venho registrar que os procedimentos efetuados pelo São Paulo relativos, ao caso Edward Lorenz, visaram tão somente a apuração dos fatos, por sua gravidade, sem qualquer conclusão ou alusão sobre a autoria ou suspeição de quem quer que seja", diz Leco em trecho da carta encaminhada ao vice.

O presidente também informa que a constatação de que o documento vazado era igual ao enviado ao vice foi registrada em cartório em 5 de dezembro. Ele disse que o clube não deu publicidade ao fato, mas que terceiros souberam do procedimento por que as atas registradas em cartório são públicas (o blog teve acesso a elas). "Não nos solidarizamos, e, especialmente, não nos responsabilizamos pelas notícias veiculadas" completa o dirigente no documento.

Conforme apuração do blog, os próximos passos de Leco sobre o assunto dependem do que Natel falar na reunião. O presidente são-paulino deve explicar todo o procedimento aos integrantes do Conselho de Administração antes de o vice ter a palavra.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.