Topo

Perrone

Saiba como anda interesse de bilionário russo em comprar o Fortaleza

Perrone

14/02/2020 04h00

Uma delegação representando o bilionário russo Ivan Savvids, dono do clube grego PAOK, planeja desembarcar no Brasil no final de fevereiro. Na pauta estarão investimentos no país, incluindo a possibilidade de uma oferta para comprar o Fortaleza.

A intenção é conversar com integrantes do governo brasileiro sobre investimentos, especialmente na área do turismo, e se encontrar com o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz.

O tricolor cearense já foi sondado. Apesar de o plano ainda ser embrionário, neste momento, pode ser considerado difícil.

Isso porque, inicialmente, Paz avalia ser mais interessante uma parceria.

 Por sua vez, Savvids entende que para investir numa agremiação é preciso que ele tenha o controle absoluto. Ou seja, o desejo é a aquisição.

"Não posso decidir sobre venda do clube. Isso teria que passar por mudança de estatuto no Conselho Deliberativo. O que seria mais viável e rápido seria patrocínio ou parceria", disse o presidente do Fortaleza ao ser indagado pelo blog sobre o assunto.

O trâmite para a venda da agremiação, entre outros pontos, dependeria da aprovação do conselho, além da reforma estatutária.

O brasileiro Leonardo Cornacini, agente de jogadores e representante do PAOK, explica o interesse do bilionário e de seus filhos no Fortaleza.

"Eles encomendaram um estudo que apontou o Fortaleza como o time com mais potencial para se tornar autosustentável no Brasil", afirmou Cornacini. Ele está escalado para vir ao Brasil com os russos e participar das conversas.

"A ideia é investir em outras áreas no país. O ideal é que isso avance para avançar o projeto de ter um clube. Ele [Savvidis] é apaixonado por futebol e entende que ter um time seria bom para os outros negócios. Mas não é só isso. A ideia é ter um clube satélite mesmo", explicou Cornacini. 

Se não der certo com o Fortaleza, outra equipe pode ser procurada. Segundo o representante do PAOK, o time brasileiro receberia jogadores da "matriz" grega que teria interesse em levar jovens talentos revelados na "filial" brasileira. 

Savvids já foi deputado na Rússia e em 2018 chegou a ser banido dos estádios gregos por três anos. Ele foi acusado de invadir o gramado com uma arma na cintura durante jogo de seu time para protestar contra a arbitragem.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.