Topo

Perrone

Covid-19: com teste positivo, prefeito de Atibaia reclama de Bolsonaro

Perrone

26/03/2020 13h35

ESPECIAL COVID-19*

O prefeito de Atibaia, Saulo Pedroso Souza (PSD), divulgou em rede social que testou positivo para o novo coronavírus.

Em entrevista ao blog, ele confirmou a autenticidade do vídeo e disse que neste momento se sente bem, sem apresentar sintomas da Covi-19

Na gravação, o prefeito relatou que não conseguiu fazer o teste pela rede pública de saúde. "Doze dias atrás apresentei pequenos sintomas. Procurei o sistema de saúde, tentei fazer exame. Como os sintomas eram médios, acabei tendo dificuldade para fazer esse exame. Acabei tendo que buscar uma alternativa de fazer por via particular", afirmou Saulo no vídeo.

A dificuldade se deve ao fato de que a orientação em todo o país para o sistema público de saúde é para que só sejam feitos testes em pacientes considerados graves.

"O Ministério da Saúde já informou que vai enviar mais kits para os testes para a Secretaria Estadual da Saúde. Estamos esperando chegarem aqui", afirmou ele.

O prefeito declarou não saber como se contaminou, mas confirmou ter estado num evento do qual participou morador da cidade infectado pelo novo coronavírus e hoje internado em São Paulo.

"Isso foi no dia 7 e foi muito rápido, não dá para saber. Na prefeitura já estávamos adotando todos os protocolos de prevenção", disse.

De acordo com assessoria de imprensa da prefeitura de Atibaia, até a última quarta-feira (24), tinham sido registrados apenas três casos na cidade. "Temos um caso grave de um morador de 49 anos", informou o prefeito.

Atibaia está em seu terceiro dia de quarentena. Saulo diz que a entrevista do presidente Jair Bolsonaro, na qual ele se posicionou contra a quarentena total, tem atrapalhado a prevenção na cidade.

"Essa fala do presidente está dificultando porque deixou uma interrogação na cabeça das pessoas. A pessoa pensa: sou atleta, então posso sair de casa que não vai acontecer nada?", disse o prefeito.

Bolsonaro havia afirmado que tem histórico de atleta e que, por conta disso, se for contaminado, o máximo que terá é uma gripezinha 

Trabalhando de casa, Saulo afirmou que já estava em isolamento antes do resultado chegar e que ficará 14 dias em quarentena. Declarou ainda ter reforçado medidas para assegurar o cumprimento do isolamento social na cidade.

"O fato de eu estar me sentindo bem, não me fará flexibilizar em nada as ações", declarou.

*Além dos habituais posts publicados neste blog, por tempo indeterminado, esse espaço também será dedicado a temas relacionados ao novo coronavírus.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.