Topo

Perrone

Seis dicas de especialista em cinema para você matar a saudade do futebol

Perrone

22/03/2020 12h57

Não aguenta mais ficar sem assistir a jogos de futebol por causa da suspensão dos campeonatos em virtude do combate ao novo coronavírus?

Para te ajudar a aliviar os sintomas dessa abstinência, o blog convocou o youtuber Gustavo Cruz (www.youtube.com/Gustavo Cruz). Especialista em cinema, ele indica séries e filmes sobre futebol para você assistir nesse período de isolamento social. Confira abaixo as sugestões de Gustavo Cruz.

1 – "All Or Nothing: Manchester City" – Amazon Prime Vídeo 

Essa é a primeira dica que sempre dou para todos. Existem três motivos principais para essa indicação ser a que mais me encanta.

O primeiro de todos é que a equipe de filmagem teve um acesso que nunca tinha visto antes quando o assunto é um clube desse tamanho.

O segundo, acompanhamos todos os desafios e sacrifícios durante a campanha histórica do Manchester City, que alcançou mais de 100 pontos na temporada retratada.

O terceiro, que na minha opinião é o principal, o contato direto com o trabalho de Pep Guardiola.

Entendemos que a mística por trás da sua carreira vitoriosa está muito mais atrelada a um trabalho intenso e fanático do que qualquer outra coisa.  

2 – "Sunderland até Morrer" – Netflix

Indo na contramão da primeira indicação, onde você vai acompanhar um time rico sendo campeão, "Sunderland Até Morrer" conta, também em um formato episódico, a trajetória de um time afundando cada vez mais. O interessante aqui é a relação do clube com a sua cidade. Sunderland é uma cidade operária onde o futebol, ou melhor, o time Sunderland é tudo que importa. Além de ser uma bela produção, conhecer a história do clube e do fanatismo dos fãs torna a experiência em algo memorável.

3 – "Apache: A vida de Carlos Tevez" – Netflix 

Essa é a primeira e talvez a única ficção que recomendo. Baseado na vida do atacante Carlos Tevez, que inclusive aparece em pequenos trechos de entrevistas, a série retrata os primeiros passos do garoto que cresceu em uma das regiões mais perigosas da Argentina. A série mistura a história complexa de Tevez e família, com a criminalidade que existia à sua volta. Apesar de não ser uma série com um grande primor técnico, a curiosidade para conhecer a trajetória de Tevez e de seu amigo de infância o Uruguaio, que joga tão bem quanto ele, me fizeram ficar vidrado com os episódios. Recomendo para aqueles que gostam de conhecer as dificuldades para se tornar Jogador profissional.

4 – "Juventus: Prima Squadra" – Netflix 

Com seis episódios, a proposta é mergulhar na temporada da Juventus. O clube domina os campeonatos italianos já há algum tempo, por isso é interessante conhecer um pouco mais sobre a mentalidade dos jogadores e as tradições do clube. Um porém, esse documentário antecede a chegada de Cristiano Ronaldo ao clube. Na verdade, retrata justamente a temporada em que os torcedores aplaudiram de pé o craque depois daquele golaço de bicicleta. Outro porém, a série retrata uma suposta aposentadoria do goleiro histórico Gigi Buffon, mas como já sabemos, o goleiro fez um bate-volta em Paris e voltou para o clube. Esses dois pontos podem atrapalhar um pouco a narrativa, já que temos "spoilers" do que vai acontecer, mas mesmo assim, é uma boa oportunidade para conhecer outro grande clube europeu. 

5 – "Make Us Dream | Steven Gerrard"Amazon Prime Vídeo

Esse documentário foi produzido pelos mesmos criadores de Senna e Amy, um ponto inicial bastante promissor. Steven Gerrard talvez tenha sido um dos últimos jogadores no futebol a manter uma tradição antiga, permanecer no clube de coração durante toda sua carreira. O Liverpool é um dos clubes mais tradicionais da Inglaterra, com momentos de glória e tragédia em sua  é história. Gerrard é possivelmente o maior símbolo desse clube. Formado nas categorias de base do clube, ao longo de sua carreira teve diversas propostas de clubes ricos como Chelsea e Real Madrid, mas as suas raízes no Liverpool não permitiram sua saída. A pressão de ser capitão desse clube é gigantesca, e Gerrard alcançou o inimaginável com a camisa oito dos Reds. 

6 – "Le K Benzema" – Netflix

 Assistindo a diversos documentários e séries sobre esporte, você começa a criar uma sensibilidade para perceber a diferença de um documentário na sua forma pura, como do City, Sunderland, e aqueles que de certa forma têm um tom mais político e que defendem a imagem do personagem principal ou do clube. Resumindo, documentários encomendados.

Benzema é o atacante titular do Real Madrid há anos. Ele conquistou a Champions League ao lado de Cristiano Ronaldo, Marcelo e Sergio Ramos. Mas, sua carreira está marcada por um escândalo fora das quatro linhas. Karin Benzema foi expulso da seleção francesa depois de participar de um caso de polícia com outro colega de seleção.

O documentário conta a história do jogador, suas origens, convida alguns colegas importantes como o próprio Ronaldo para defendê-lo, e aborda o escândalo dando a visão do protagonista.

Basicamente, uma tentativa de recuperar sua vaga e prestígio antes da Copa de 2018, da qual os franceses foram campeões, sem o camisa nove merengue.   

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.