Topo

Perrone

Entidade científica não recomenda vitamina D contra covid-19

Perrone

14/04/2020 04h00

ESPECIAL COVID-19

Nota técnica emitida pela Rede CoVida aponta que a suplementação de vitamina D não é recomendável como método de prevenção ou de tratamento contra a Covid-19.

A Rede CoVida é um projeto de colaboração científica criado por iniciativa do Cidacs/Fiocruz e UFBA (Universidade Federal da Bahia) com foco na Covid-19.

"Em conclusão, com base nas evidências científicas existentes atualmente, não se recomenda a suplementação de vitamina D para prevenção ou tratamento da Covid-19", diz nota técnica publicada pelo grupo de pesquisas no último dia 6.

Os pesquisadores decidiram analisar o tema depois de notar a circulação em redes sociais de informações que davam conta da suposta eficácia da suplementação de vitamina D para evitar a contaminação e tratar pacientes infectados pelo novo coronavírus.

A análise cita pesquisa feita por cientistas da Universidade de Turim sobre o tema. A Rede CoVida, no entanto, aponta que os italianos "não realizaram ensaio clínico ou qualquer outro tipo de estudo que demonstrasse a eficácia do tratamento que eles propõem", diz a nota técnica.

O Ministério da Saúde também aponta que não há comprovação dessa suposta eficácia.

Os pesquisadores brasileiros alegam ainda que seus colegas italianos não publicaram o trabalho em revista científica com revisão feita por outros especialistas, procedimento padrão na área para conferir credibilidade aos estudos.

Há na nota técnica emitida pela Rede CoVida um alerta para eventuais efeitos colaterais da suplementação de vitamina D sem cuidados específicos.

"É também importante notar que o uso indiscriminado e excessivo da suplementação de vitamina D nos últimos anos levou à ocorrência não rara de quadros de intoxicação, com grave aumento do cálcio e fosfato circulantes, que têm repercussão em diversos órgãos e sistemas do corpo. Nesta situação foram relatados sintomas como vômitos, perda do apetite, sede, excesso de ingestão hídrica e poliúria (produção aumentada de urina), perda de peso, além de obstipação intestinal. Sendo assim, não é recomendável a sua utilização sem uma indicação médica precisa e sem evidências científicas da sua necessidade", indica a análise.

A nota técnica ressalta que a eficácia do uso suplementar de vitamina D na prevenção ou no tratamento da Covid-19 jamais foi testada em centros de pesquisa. Relata porém que "o acúmulo de informações sobre efeitos positivos da vitamina D em relação à imunidade e infecções virais do trato respiratório superior aponta para a necessidade de futuros ensaios controlados" específicos para a Covid-19.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.