Topo

Perrone

Governo Federal já controla venda de Annita em farmácia e para exterior

Perrone

17/04/2020 04h00

ESPECIAL COVID-19

Na última quarta (15), o Governo Federal tomou medidas que dão para a nitazoxanida status de medicamento destinado ao combate da Covid-19. Decisões publicadas no Diário Oficial da União aumentaram o controle da venda do medicamento nas farmácias do país e também sua exportação.

Vendido com o nome comercial de Annita, o remédio é um vermífugo. As recentes definições governamentais a seu respeito reforçam os indícios de que este é o medicamento tratado pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, como esperança de cura para a Covid-19.

Resolução assinada na última quarta e publicada no dia seguinte no Diário Oficial da União incluiu a nitazoxanida na lista de substâncias  que precisam de autorização prévia para exportação por serem "destinadas ao combate da Covid-19".

Na relação já estavam outros remédios analisados como possibilidade de ajuda a pacientes contaminados pelo novo coronavírus, como a cloroquina.

A Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) é assinada pelo diretor-presidente  substituto da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), Antônio Barra Torres. O órgão é vinculado ao Ministério da Saúde.

O controle da exportação dificulta a obtenção desses medicamentos por outros países.

Outra RDC da Anvisa, também assinada na última quarta, coloca a nitazoxanida na lista de remédios com venda controlada.

Assim, para comprar o Annita em farmácias é preciso da receita "A", que deve ser apresentada em duas cópias, com uma sendo retida pelo farmacêutico.

A decisão impede que aconteça uma corrida às farmácias em busca do medicamento, antes mesmo que a eficiência seja comprovada, provocando sua falta nas prateleiras e prejudicando quem realmente precisa dele. Problema semelhante chegou a ocorrer com a cloroquina.

A lista em que o Annita foi incluído é a de "substâncias entorpecentes, psicotrópicas, precursoras e outras sob controle especial".

Ainda na última quarta, Anvisa publicou resolução deferindo petição para ensaios clínicos e anuência do processo do dossiê de desenvolvimento clínico de medicamento sintético em relação à nitozoxanida.

 No documento ela é definida como medicação experimental. O pedido foi feito pela empresa Farmoquímica.

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.