Topo

Perrone

Lixo hospitalar descartado de forma irregular é encontrado em estrada de SP

Perrone

30/04/2020 17h01

Reprodução de imagem do recolhimento do lixo enviada ao blog por WhatsApp

ESPECIAL COVID-19

Nesta quinta (30), na Rodovia dos Bandeirantes, na altura de Campinas, foi encontrado lixo hospitalar descartado de maneira irregular. Os resíduos estavam espalhados por aproximadamente cinco quilômetros nos canteiros da estrada, segundo Alan Jonas Duarte, engenheiro ambiental e diretor da Biotrans. A empresa presta serviços para a CCR Autoban, que administra a rodovia.

"Fomos chamados pela concessionária para fazer o recolhimento. Pelo que examinamos, é possível afirmar que o material descartado é infectante. Como o lixo estava espalhado, é possível que tenha caído acidentalmente durante o transporte", declarou Duarte.

Ele não soube dizer a quantidade encontrada e afirmou que o lixo foi encaminhado para tratamento, seguindo a regra de destinação de resíduos com material de potencial infectante. Esse é o caso de lixo hospitalar resultante do combate à Covid-19.

Como mostrou o blog, Campinas já sofreu com o descarte ilegal de remédios no bairro Jardim Monte Alto. Além disso, empresas de tratamento de resíduos hospitalares têm indícios de que a quantidade de resíduos hospitalares entregues para tratamento caiu durante a pandemia e suspeitam que tenha havido aumento de descarte irregular.

Vale lembrar que o descarte inadequado de resíduos com potencial infectante pode provocar danos ambientais, além de contaminar quem tiver contato com o material. O tratamento correto inclui incineração e outras técnicas.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.