Topo

Perrone

Mapa de pesquisas sobre Covid-19 mostra disparidade entre SP e estados

UOL Esporte

19/04/2020 04h00

Reprodução de boletim da Conep

ESPECIAL NOVO CORONVÍRUS

Boletim divulgado na última sexta-feira (17) pela Conep (Comissão de Ética em Pesquisa), vinculada ao Ministério da Saúde, escancara a disparidade entre São Paulo e demais estados na produção de pesquisas relacionadas à Covid-19. O relatório mostra que até as 21h da última quinta instituições paulistas tinham mais pesquisas que receberam parecer de aprovação ética de seus protocolos do que todos os outros estados juntos.

Foram registradas 60 autorizações para estudos em São Paulo. Todos os outros estados que obtiveram aprovações registram juntos 52 autorizações.

 O segundo estado com mais pareceres de aprovação ética  é o Rio Grande do Sul, com 10. O Rio de Janeiro é o terceiro da lista, com 9.

 As pesquisas no Brasil não podem começar a serem feitas sem a aprovação ética da Conep.

De acordo com o mesmo documento, a comissão aprovou eticamente a realização de 24 ensaios clínicos (estudos com medicação em humanos voluntários). Esses trabalhos estão concentrados em 17 instituições de apenas seis estados.

São Paulo tem 15 desses estudos. Também aparecem na relação Rio de Janeiro (4), Amazonas (2) e Ceará, Distrito Federal e Paraná com um ensaio cada.

Cloroquina e hidroxicloroquina são as substâncias que mais aparecem nos ensaios aprovados. São dez trabalhos. Em sete deles elas são associadas à azitromicina.

A nitazoxanida, conhecida comercialmente como Annita, é protagonista de dois ensaios. Há indícios de que o medicamento é a aposta "secreta" de Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, no combate ao novo coronavírus.

Os ensaios aprovados do ponto de vista ético devem reunir ao todo 12.508 voluntários.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.