Topo

Perrone

Marin chega ao Brasil depois de sair da prisão nos Estados Unidos

Perrone

05/04/2020 09h21

O ex-presidente da CBF José Maria Marin desembarcou na manhã deste domingo (5) no aeroporto de Viracopos em Campinas num voo da Azul, depois de deixar a prisão nos Estados Unidos.

Condenado por crimes de corrupção nos tempos em que presidia a Confederação Brasileira de Futebol, ele ainda tinha nove meses de prisão para cumprir.

Porém, seus advogados conseguiram alterar a sentença e diminuir a pena. Entre outros motivos alegaram que o cartola, por ter 87 anos, está no grupo de risco na pandemia de Covid-19 e que seria temerário mantê-lo em cárcere nesse momento.

Segundo Júlio Barbosa, um dos advogados de Marin, ele deixou a cadeia na última quinta-feira.

"Marin está de volta ao Brasil e considero minha missão encerrada. Os membros da equipe de defesa nos Estados Unidos estão muito felizes pelo retorno dele ao país", disse Barbosa ao blog.

O ex-dirigente não poderá retomar suas atividades no futebol, pois foi banido pela Fifa. Ele nega ter cometido os crimes.

Em 2018, Marin, que também foi governador de São Paulo nos anos 1980, foi sentenciado a quatro anos de prisão  por crimes cometidos quando foi presidente da CBF.

Seu mandato aconteceu entre 2012 e 2015, quando ele foi preso na Suíça e depois extraditado para os Estados Unidos. As acusações incluíram lavagem de dinheiro, organização criminosa e fraude bancária.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.