Topo

Perrone

Pandemia: Ministério da Justiça regulamenta suspensão de visita íntima

Perrone

24/04/2020 09h02

ESPECIAL NOVO CORONVÍRUS

Resolução do Ministério da Justiça e Segurança Pública publicada nesta sexta (24) no Diário Oficial da União regulamenta a suspensão de visitas íntimas e sociais no sistema prisional nacional por conta da pandemia de Covid-19. Isso além de outras medidas relativas ao tema.

Vale lembrar que os estados já tinham determinado suspensões provisórias dessas visitas.

O documento diz que entre as diretrizes extraordinárias e específicas está a "suspensão de visitas íntimas e sociais com contato físico, assegurada a realização das visitas sociais por meio de videoconferência". A medida também vale para o atendimento de advogados aos presos, menos para casos urgentes em que não possa ser feito agendamento para o uso da tecnologia.

A resolução aponta que as diretrizes para o enfrentamento do novo coronavírus  "deverão ser observadas durante o período que a autoridade local entender necessárias as medidas, conforme a realidade de cada estado".

Outra determinação é para que os presos, antes de ingressarem numa penitenciária, façam, se possível o teste para Covid-19 e que fiquem em quarentena por 14 dias.

As participações de detentos em audiências judiciais devem ser apenas por meio de videoconferência.

Outro artigo fala na "liberação de preso não integrante de facção criminosa como medida preventiva ou curativa relacionada ao novo coronavírus", mediante "exame criterioso do perfil do preso com base em prévia manifestação do setor de Assistência à Saúde e da Comissão Técnica de Classificação ou da Direção do estabelecimento penal".

A resolução é assinada por Walter Nunes da Silva Júnior e Cesar Mecchi Morales. Eles são, respectivamente, relator e presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.