Topo

Perrone

Corinthians parcela pagamento de salários de abril de funcionários

Perrone

16/05/2020 10h20

Com Diego Salgado, do UOL em São Paulo

Enfraquecido por conta da queda de receitas provocadas pela pandemia de Covid-19, o Corinthians ainda não conseguiu pagar integralmente os salários de seus funcionários referentes a abril. O pagamento foi fracionado. A primeira parcela foi paga no último dia 8. Nesta sexta (15), foi paga a segunda parte e avisado aos colaboradores que ainda faltam 15%, incluindo quantia referente às férias coletivas dadas no mês passado.

A partir do próximo pagamento, a maioria dos funcionários alvinegros sofrerá um corte de 70% em seus vencimentos, forma que a direção diz ter encontrado para evitar demissões. Mas, pelo menos parte dos empregados, está irritada porque a redução foi superior à aplicada aos jogadores. O desconto para os atletas será de 25%. O argumento dos descontentes é de que a maioria dos jogadores ganha bem e que quem recebe menos, como esses funcionários, deveria ter sido mais protegido pela direção. Procurado, o departamento de comunicação do Corinthians afirmou que o clube não vai comentar o assunto.

O blog teve acesso à mensagem recebida por funcionários nesta sexta informando que 85% do pagamento referente a abril foi feito. "Prezados gestores, boa tarde! Mais uma vez contamos com o apoio de vocês para transmitir a informação aos seus liderados de que hoje foi realizado o pagamento de mais uma fração do pagamento mensal e das férias, no percentual de 40% dos respectivos líquidos, atingindo assim, 85%, dessa forma fica pendente para pagamento 15% do valor líquido a receber. Como mencionado acima pelo Gavioli, infelizmente, está difícil nosso fluxo de caixa, mas em breve superaremos. Informaremos aqui quando pagaremos a última parcela", diz o aviso. O recado menciona Roberto Gavioli, gerente financeiro do clube.

Dois funcionários do alvinegro disseram ao blog que a diretoria não abriu negociação com eles sobre o tamanho do corte nos salários e que já apresentou pronta a decisão de efetuar o desconto seria de 70%. Há entre os empregados do Corinthians quem reclame de falta de respeito por conta dessa atitude.

A medida provisória 936, que regula a diminuição da jornada de trabalho e a consequente redução salarial de até 70%, diz que as diminuições devem ser definidas em acordos individuais por escrito com os funcionários. Os afetados pelo corte têm direito ao "Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda" a ser pago pelo governo federal com valor atrelado ao seguro-desemprego.

Parte dos colaboradores da agremiação reclama que, depois das férias, têm trabalhado em período integral de casa. Ou seja, sem diminuição da jornada de trabalho para justificar a redução salarial.

Internamente, cartolas não tratam o problema no pagamento de abril como atraso. Falam em "distribuição do fluxo" de pagamento por conta da diminuição de receitas durante a pandemia. O discurso é de que o clube está se esforçando para manter o emprego dos funcionários e que esse esforço deve ser valorizado. A expectativa é de que os 15% restantes referentes aos pagamentos de abril sejam depositados na próxima quarta.

Em relação aos acordos para os cortes, intramuros, a direção sustenta que todos os gestores foram orientados a comunicar seus subordinados sobre a decisão de redução de 70% com antecedência, mas que é impossível saber quando isso foi feito por cada um. E que a orientação foi para que todos os funcionários que concordassem dessem o aceite por e-mail.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.