Topo

Perrone

Cúpula do conselho corintiano vê desrespeito ao órgão em ação contra Andrés

Perrone

30/06/2020 04h00

A decisão do grupo oposicionista Frente Liberdade Corinthiana de pedir na Justiça o afastamento de Andrés Sanchez da presidência do Corinthians incomodou integrantes da mesa diretora do Conselho Deliberativo (CD) do clube. Conforme apurou o blog, integrantes da mesa diretora interpretaram a atitude como um desrespeito ao conselho.

O entendimento na cúpula do CD é de que toda tentativa de afastar um presidente da agremiação deve ser feita por meio dos órgãos internos. O estatuto alvinegro determina que eventual pedido de impeachment deve ser encaminhado pelo presidente do conselho à comissão de ética do órgão para análise, apresentação da defesa,  emissão de parecer e posterior votação no colegiado. Caso o afastamento seja aprovado pelo CD, ele ainda precisa passar pelo crivo dos sócios.

A cúpula do conselho entende que, para demonstrar respeito, o grupo oposicionista deveria pelo menos ter procurado a mesa diretora do órgão para informar sua intenção.

Como não foi procurada antes de a Justiça ser acionada, a cúpula do órgão não irá chamar os opositores para conversar agora. A ideia é esperar a próxima reunião do conselho para manifestar internamente a insatisfação.

Ao blog, Antônio Goulart dos Reis, presidente do CD, disse que não concederia entrevista sobre o tema.

O sentimento da cúpula do conselho de que o órgão foi desrespeitado é compartilhado pela diretoria corintiana. Em nota divulgada no site oficial do clube, a diretoria disse que o estatuto foi atropelado com a ida dos opositores à Justiça.

Ao entrar com a ação, a Frente Liberdade Corinthiana escancarou a insatisfação com a condução de suas demandas nos órgãos da agremiação.

"Optamos pelo ajuizamento da ação por conta das evidentes violações aos mandamentos legais, estatutários, e pelo fato de o STJ já ter se manifestado em outras oportunidades sobre a competência do poder judiciário para enfrentar questões como essa. Em tempos passados, o Conselho Deliberativo foi instado a se manifestar no caso do (então presidente) Roberto de Andrade e acabou não acolhendo o pleito dos conselheiros. Então, optamos pelo poder judiciário", disse Cristiano Medina, advogado da Frente Liberdade Corinthiana ao blog nesta segunda (29).

Desrespeitar o estatuto é um dos motivos que permite o pedido de impeachment de acordo com as normas estatutárias. O grupo oposicionistas acusa Andrés, entre outras supostas infrações, de contrair empréstimos sem autorização do Cori (Conselho de Orientação).

Sanchez não fala com o blog, por isso não pôde ser ouvido. Porém, em outras ocasiões, o departamento financeiro negou falhas em suas operações.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.