Topo

Perrone

De Cueva a cartão de crédito: 21 perguntas de sócios ao presidente santista

Perrone

01/06/2020 10h33

O "Grupo Sugestões e Críticas aos Santos FC", formado majoritariamente por sócios do clube, enviou no último 28 ao Conselho Deliberativo uma carta aberta ao presidente da agremiação, José Carlos Peres. Ela traz 21 perguntas sobre a atual gestão.

O documento apresenta perguntas sobre a contratação de Cueva, gastos do cartola com cartão corporativo da agremiação e dívidas não pagas, entre outras.

A carta foi enviada por Márcio Veratti,  membro do grupo. Ao blog, Marcelo Teixeira, presidente do Conselho Deliberativo, confirmou o recebimento das perguntas e informou que elas seriam encaminhadas ao Comitê de Gestão.

Por sua vez, Peres afirmou que responderia às perguntas e enviaria as respostas ao blog. Isso não foi feito até a conclusão deste post.

"São perguntas pinçadas a serviço de determinado candidato à presidência no sentido da desqualificação da gestão atual. Jogo sujo e rasteiro, não respeitando momento dramático com milhares de pessoas (mortas por Covid-19) a cada semana. Perguntas chulas: "por que não fez isto ou aquilo? Oras, isto faz parte de administração, cada ação tem um motivo", declarou o presidente em mensagem enviada por celular.

Abaixo, leia as 21 perguntas.

28 de Maio de 2020
Carta aberta ao Senhor Marcelo Pirilo Teixeira Presidente da Mesa Diretiva do Conselho Deliberativo do Santos FC

Nós associados do Santos do Grupo Sugestões e Críticas ao Santos FC vemos o senhor Marcelo Pirilo Teixeira como atual voz dos sócios e representante maior no Conselho Deliberativo, e gostaríamos de através de seu posto, que seja nosso canal de comunicação para obtermos algumas respostas do Presidente do Comitê de Gestão do Santos FC senhor José Carlos Peres, pois são questionamentos que nenhum órgão de imprensa faz, mas que nós associados temos o direito de saber para que possamos sentir ou não sinceridade de nosso maior representante no clube.

1-Presidente José Carlos Peres, Cleber Reis foi um erro de contratação da antiga gestão sim, mas a dívida é do clube que o senhor preside, inclusive com parcelas que venceram em sua gestão, Porque o não pagamento desta dívida?

2-Presidente José Carlos Peres, Porque o não pagamento ao Atlético Nacional da contratação do atleta Aguilar, que inclusive já foi negociado? Porque não usou a receita dessa negociação para quitar essa dívida, e o por que não atender as ligações do clube colombiano?

3-Presidente José Carlos Peres, porque o não pagamento da primeira parcela da contratação do atleta Cueva e quem foi o agente intermediário da negociação do clube russo com o Santos FC?

4-Presidente José Carlos Peres, mesmo sabendo do histórico negativo do atleta Cueva pelos clubes que passou, não parou para pensar que investir R$27 milhões neste atleta seria um grande risco? Lembrando que todo pedido de um técnico deve ser analisado o custo benefício pela diretoria.

5-Presidente José Carlos Peres, anunciar no site oficial do Santos FC as contas do ano de 2019 sem o parecer do Conselho Fiscal, não seria o mesmo que uma mãe zelosa advogar para o seu próprio filho?

6-Presidente José Carlos Peres, sua trajetória como gestor do Santos FC protagonizou mais de cinco saídas de diretores e gerentes de futebol do clube, com todos eles tendo o mesmo discurso, que o senhor é uma pessoa muito difícil de trabalhar. Todos eles estão errados e o senhor está certo?

7-Presidente José Carlos Peres, sua trajetória como gestor do Santos FC também protagonizou muita confusão e falta de entendimento com empresários e agentes de atletas. Esses profissionais todos se queixaram do senhor não comparecer nos compromissos ou se atrasar muito. Todos esses profissionais também estão errados e o senhor está certo?

8-Presidente José Carlos Peres, foi provado através de extratos que o senhor usou o cartão corporativo do clube para gastos pessoais, como por exemplo aromatizante em loja feminina, jantar em local que não serve jantar (o cartola diz que houve um erro e que na verdade comprou presente para ser dado em nome do Santos), MCdonald's, (alegando sendo encontro de negócios que me parece um pouco estranho a escolha, pois acredito que os possíveis parceiros do Santos FC possam ter mais de 15 anos) e pagamentos de assinaturas de blogs informativos na internet. Com esse cenário, o senhor só ressarciu o clube depois de meses por conta da cobrança do Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo. Porque efetuou esses gastos pessoais e ressarciu o clube apenas ser cobrado? E porque o gasto com um blog que não é oficial do clube?

9-Presidente José Carlos Peres, o senhor diz até hoje ter acabado com a mamata no Santos, mas os números dos relatórios fiscais mostram um aumento de mais de 200 funcionários e tendo a folha mensal de pagamento quase dobrada. Como o senhor explica essa situação adversa a sua fala com provas válidas documentadas, votadas e sacramentadas em plenário?

10-Presidente José Carlos Peres, o senhor diz não ter relação nenhuma com o empresário Renato Duprat, o mesmo que intermediou a contratação de Leandro Damião. Apesar de um conselheiro ter provado em púlpito no plenário do conselho a participação de Renato Duprat na negociação de Cueva, o senhor continua negando?

11-Presidente José Carlos Peres, porque sua gestão tem tanta dificuldade em lidar com renovações de contratos de atletas, onde na maioria das vezes o clube deixou que atletas saíssem de graça?

12-Presidente José Carlos Peres, em campanha, o senhor prometeu chegar a 100 mil sócios e recuperar o patrocínio máster. A sua gestão já está muito próxima do fim, e o clube não passa de 27 mil sócios e o patrocínio máster nunca apareceu. O que aconteceu de errado?

13-Presidente José Carlos Peres, Roberto Diomed é um empresário interessado em investir no Retrofit da Vila Belmiro. Por onde anda Roberto Diomed? Quanto custou e quem pagou o pré-projeto do arquiteto e a maquete? E se Roberto Diomed está interessado em investir no Santos FC, porque há uma outra negociação com a WTorre? Mesmo bem próximo do fim de sua gestão, o senhor ainda sonha com o Retrofit?

14-Presidente José Carlos Peres, o senhor sofreu dois processos de impeachment por irregularidades estatutárias, mas se defende dizendo que os processos foram políticos. O que o senhor diz da justiça comum negar seis (6) liminares do senhor para tentar impedir o pleito com a decisão dos sócios? O senhor não acha que se os processos não tivessem validades legais regidas dentro do estatuto social do Santos FC, o senhor não teria êxito nessas seis (6) liminares decididas por juízes isentos nos assuntos do clube?

15-Presidente José Carlos Peres, o senhor promoveu uma concorrência para implantar o voto a distância e não consultou as empresas que atuam no Grêmio e no Internacional, escolhendo uma sem experiência com clubes de futebol da grandeza do Santos. Por que elas não foram contatadas?

16- Presidente José Carlos Peres, Porque o senhor reluta tanto em realizar a auditoria no quadro associativo do Santos FC já votada e aprovada em plenário e já auditada? Adiantamos que sua resposta da reformulação já feita eliminando os associados sem CPF não é suficiente e não transmite imparcialidade.

17-Presidente José Carlos Peres, A Santos Business Center foi criada na cidade de São Paulo com o objetivo de aproveitar o mercado da grande metrópole. Que grande negócio, parceiro ou patrocinador a Business Center trouxe para o clube?

18-Presidente José Carlos Peres, o senhor declarou e mencionou que vice-presidentes de outros grandes clubes ninguém sabem os nomes, que não tem tanta importância, onde apenas no Santos tinha, sendo contra a essa situação. Mas o Santos FC não é um clube presidencialista, e sim gerido por um comitê de gestão com decisões tomadas em colegiado com o vice-presidente do comitê (Orlando Rollo) de gestão e os demais membros. Seu pensamento não vai contra o que rege o estatuto social do Santos FC?

19- Presidente José Carlos Peres, porque o não pagamento do atleta Luan Peres?

20- Presidente José Carlos Peres, o que o senhor pensa com declarações de muitos jogadores em rede nacional cobrando vencimentos atrasados, valorização e alguns declarando que sonham jogar em outros clubes?

21-Presidente José Carlos Peres, sabemos que o cargo de presidente do comitê de gestão do Santos FC não é um cargo remunerado, e que também ocupa 100% de seu tempo disponível onde faz o senhor trabalhar até 16 horas por dia como o mesmo já disse. Como o senhor administra atualmente sua vida financeira, já que nas últimas três (3) gestões do Santos FC o senhor teve cargos remunerados e agora não?

Atenciosamente,
Grupo Sugestões e Críticas ao Santos FC

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.