Topo

Perrone

Disputa eleitoral na federação do PR tem baixaria e ameaça de morte

Perrone

03/03/2015 16h34

Disputa nos bastidores, ação na Justiça, vídeo com cena de truculência e até acusação de ameaça de morte. É nesse cenário que se desenrola a disputa eleitoral na Federação Paranaense entre o atual presidente, Hélio Cury, e Ricardo Gomyde ex-secretário de futebol do Ministério do Esporte e que foi candidato ao Senado pelo PCdoB-PR nas últimas eleições.

Os lances mais quentes aconteceram nesta terça. Pela manhã, a federação divulgou as regras da eleição em seu site. A oposição, então, calculou que no começo da tarde terminaria o prazo para que eleitores pudessem retirar o apoio a um candidato a fim de dar sustentação a outro. Cada um precisa de 30 apoiadores para lançar a candidatura. Por isso, os opositores mandaram advogados entregarem a Cury uma lista de filiados que revogaram o suporte ao situacionista. O episódio terminou em baixaria.

Um vídeo gravado por um dos advogados mostra o presidente afirmando que não considera o documento entregue e alegando que as desistências devem ser protocoladas na sede da federação, não em sua loja de troféus e materiais esportivos. Ao perceber que estava sendo filmado por um dos advogados, o dirigente disparou: "vai se f…", e correu na direção do autor das imagens, Saulo Gomes Karvat. "Ele (Cury) tentou pegar o celular, então o advogado parou de filmar para guardar o aparelho", disse Juliano Tetto, candidato à vice pela oposição.

"Não vou falar sobre isso porque eles já estão fazendo um show. O caso está com o jurídico da federação", afirmou Cury ao blog.

Depois da baixaria na empresa do presidente da entidade, Tetto declarou que sua esposa foi ameaçada de morte. "Telefonaram para ela de um número não identificado dizendo: 'você vai morrer'. Ligaram mais vezes, mas ela não conseguiu gravar as ameaças", contou Juliano.

Enquanto esse post era escrito, a esposa dele, Letícia Feres Tetto, estava numa delegacia de Curitiba registrando a queixa.

A eleição foi marcada para o próximo dia 21, e a oposição diz ter o apoio mínimo exigido de 30 filiados para inscrever sua chapa. Atlético-PR, Coritiba e Paraná Clube apoiam o opositor. O trio chegou a protocolar na federação um pedido para entidade detalhar a compra de medalhas, troféus e materiais esportivos, produtos comercializados por Cury, e os repasses de verba para os filiados, que são os eleitores.

Os opositores também tinham conseguido uma liminar para obrigar a federação a divulgar até amanhã a relação de clubes aptos a votar.

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.