Topo

Perrone

Teste mostra iluminação na arena Corinthians menos potente do que prometida

Perrone

25/06/2015 09h00

Ricardo Perrone /UOL

"Por que o estádio do Corinthians tem a melhor iluminação do mundo? Porque o projeto tem nível de iluminação de até 5.000 lux (unidade de medida), em torno de quatro vezes superior que a existente na maioria dos estádios tradicionais". Pergunta e resposta foram publicadas em 1º de junho de 2012 no site da Osram, responsável pela iluminação da arena alvinegra.

Cerca de dois anos e meio depois da otimista afirmação, em novembro de 2014, o estafe corintiano que cuida do estádio resolveu fazer uma medição para saber a quantas andava a iluminação do local. O resultado não foi o esperado. O ponto com iluminação mais potente no gramado chegou a 3.650 lux, 1.350 lux a menos do que o anunciado pela Osram.

Relatório datado de maio de 2014 produzido pela empresa e entregue ao Comitê Organizador da Copa do Mundo aponta que a iluminância horizontal (quantidade de luz que atinge um plano horizontal) média da arena era de 4.036 lux. A máxima registrada foi de 4.602 e a mínima de 3.379 lux. O mesmo documento mostra que a iluminância vertical (quantidade de luz que atinge a superfície vertical dos atletas) registrada foi de 3.252 lux.

Apesar de ninguém se manifestar publicamente, os resultados do teste feito em novembro incomodam os profissionais corintianos que cuidam do estádio. Eles esperavam contar com os 5.000 lux prometidos e superioridade sobre os demais estádios do tamanho da anunciada pela parceira comercial.

Lúcio Blanco, responsável pela operação da arena, não atendeu aos telefonemas do blog para falar sobre o assunto. Sérgio Baptista da Costa, que ocupava o cargo de gerente nacional de projetos e soluções da Osram quando o acordo com a arena foi anunciado, afirmou ao blog ter dito na ocasião que o estádio atingiria 5.000 lux em alguns pontos, mas não teria essa média. Porém, tanto na medição feita pela empresa como na organizada pelos corintianos, essa marca não é atingida. Costa declarou que mudou de cargo na empresa, por isso não poderia falar do estado da iluminação do estádio atualmente.

Por sua vez, a assessoria de imprensa da Osram enviou uma nota na qual afirma ter acordo de confidencialidade, por isso não pode divulgar detalhes técnicos e comerciais do projeto. Declara também que a última medição feita por ela na Arena Corinthians foi na entrega do projeto, antes da inauguração do estádio.

Entre iluminação vertical e horizontal, a medição realizada pelo estafe corintiano registra média de 2.049,9 lux, bem longe da meta anunciada pela Osram de deixar a iluminação da casa corintiana com o dobro de lux da Allianz Arena, da qual também é fornecedora. "As luzes usadas em São Paulo produzirão iluminação no campo em 5.000 lux, quase duas vezes mais intensa, por exemplo, do que na Allianz Arena, de Munique", escreveu a empresa em seu site no dia 7 de setembro de 2012. O estádio alemão tem iluminância calculada entre 2.000 e 2.500 lux.

De acordo com o relatório produzido em novembro pela equipe corintiana, dez pontos do campo chegam a 3.000 lux ou mais. Nenhum alcança 4.000. O documento também mostra que a iluminação não é uniforme. Do lado leste do estádio, na região da bandeirinha de escanteio, o levantamento apontou iluminância vertical de 2.790 lux perto do gol do setor sul. No mesmo ponto do setor norte, a marca foi 1.700 lux.

Fotógrafos ouvidos pelo blog, classificaram como excelente a iluminação na Arena Corinthians, se comparada ao Pacaembu, onde estavam acostumados a trabalhar. No entanto, eles afirmaram ser possível notar a irregularidade da iluminação.

A comparação com o Pacaembu traduz o sentimento do estafe corintiano na arena. Os alvinegros consideram a iluminação de boa qualidade, mas inferior à que foi alardeada pela Osram. Por isso, querem explicações da empresa. Abaixo, leia na íntegra a nota enviada pela Osram por e-mail.

Gostaríamos de ressaltar que a OSRAM é responsável pela iluminação dos maiores estádios e arenas do mundo, seguindo rigorosamente as normas técnicas de cada esporte. No caso do Arena Corinthians, esse procedimento não foi diferente. A OSRAM possui um acordo de confidencialidade com nossos clientes, o que nos impede de divulgar os detalhes técnicos e comerciais desse projeto. No que diz respeito a iluminação do campo, nossa última medição aconteceu na entrega do projeto, antes da inauguração do estádio.

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.