Topo

Perrone

Elenco do São Paulo pergunta se precisa imitar Alexandre Pato para receber

Perrone

30/06/2015 08h06

Com Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

"Vamos precisar entrar na Justiça para receber também?". Ataíde Gil Guerreiro, vice de futebol o São Paulo, ouviu essa pergunta ao se reunir com os jogadores na última sexta para tratar de direitos de imagem atrasados.

O questionamento escancarou a insatisfação dos atletas com o fato de Alexandre Pato ter recebido R$ 300 mil referentes a parte de seus direitos de imagem que estavam atrasados após entrar com uma ação na Justiça do Trabalho.

O atacante também embolsou R$ 4 milhões que estavam em atraso do Corinthians, após abrir o processo para se desligar de maneira litigiosa. Como no time tricolor, o pagamento exclusivo para Pato causou incômodo no demais atletas alvinegros.

No próximo dia 10, o São Paulo irá completar quatro meses de atrasos nos direitos de imagem. Com três meses, os jogadores podem pedir a rescisão na Justiça, desde que provem que o dinheiro devido é complemento do salário, o que representa fraude.

No encontro de sexta, Michel Bastos se posicionou como líder, sendo um dos que mais falaram. Ele disse para Ataíde que só aceitou vir para o São Paulo porque se informou com companheiros de profissão e soube que o clube não atrasava os pagamentos. Nesta segunda, ele deu entrevista confirmando que fez essa pesquisa e declarou que se soubesse dos problemas teria exigido todo o pagamento na carteira de trabalho, o que torna mais fácil o desligamento na Justiça, em caso de 90 dias de atraso. O meia, porém, assegurou não pensar em processar o clube.

Ataíde explicou aos jogadores os problemas financeiros e os atletas deixaram claro que entendem a situação difícil, mas exigem que as promessas sejam cumpridas, o que não tem ocorrido, segundo eles.

O blog telefonou para Ataíde e para o presidente Carlos Miguel Aidar, porém ambos não atenderam às ligações.

O sentimento de parte dos cartolas é de que os atrasos começaram a corroer o vestiário são-paulino, desbotando o futebol do time, goleado por 4 a 0 pelo Palmeiras dois dias depois das cobranças.

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.