Topo

Perrone

Abilio Diniz vira guru e, sem querer, põe presidente do São Paulo em xeque

Perrone

02/08/2015 11h31

 Com Guilherme Palenzuela, do UOL, em São Paulo

Abilio Diniz não é membro do conselho deliberativo do São Paulo, mas ganhou status de líder no clube após seu discurso na última reunião do órgão. Foi aplaudido de pé pelos conselheiros que avalizaram o plano de gestão detalhado por ele.

Assim, sem querer, o empresário colocou Carlos Miguel Aidar numa situação delicada. Se o presidente não aplicar as medidas sugeridas por Abilio, provavelmente, deixará de ter o apoio do empresário e vai desagradar aos conselheiros que ovacionaram Diniz. A oposição já diz nos bastidores que espera Abilio de braços abertos, caso isso ocorra.

Mas, se colocar em prática os ensinamentos do empresário, Aidar enfraquecerá sua diretoria, o que pode gerar insatisfações em seu grupo político.

O plano de gestão prevê que diretores percam suas funções executivas, que seriam exercidas por profissionais. Os vice-presidentes se limitariam a aconselhar o presidente. Também seria criado um conselho de administração, capitaneado pelo presidente do clube, que passaria as diretrizes a serem seguidas pelos executivos. A instalação desse novo órgão precisa ser aprovada pelo conselho deliberativo.

A nova disputa interna que o plano tem potencial para detonar já pode ser medida pelas interpretações sobre o discurso de Abilio. Integrantes da situação afirmam que o clube deu um enorme passo para a sua pacificação, que os diretores não perderão força e que o conselho de administração será acima de tudo um órgão para representar conselheiros na gestão. Lembram ainda que a profissionalização já era pregada por Aidar em sua campanha.

"O discurso do Abilio foi excelente. E a reunião foi histórica, sem ataques. Os conselheiros entenderam que o São Paulo precisa de união", disse Júlio Casares, vice-presidente do clube.

Para a oposição, está claro que os cartolas vão perder força, caso o plano seja levado adiante. Os oposicionistas acreditam que esse enfraquecimento vai provocar turbulência no grupo que está no poder.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.