Topo

Perrone

CBF põe outro bandeira estreante para o Galo e experientes para Corinthians

Perrone

04/09/2015 06h00

Depois de o Atlético-MG reclamar de ter sido prejudicado na derrota por 1 a 0 para seu xará paranaense, na última quarta, por falhas de arbitragem, entre elas as cometidas por um auxiliar que nunca tinha apitado na Série A na carreira, a CBF repetiu a fórmula em parte. A partida do Galo diante do Vasco, sábado, no Maracanã, terá como assistente número 1 Evandro Gomes Ferreira, de Goiás. Ele ainda não apitou na primeira divisão do Brasileirão de 2015, segundo o site da confederação.

De acordo com as informações disponíveis na página da CBF, o bandeirinha só atou neste ano em partidas das séries B, C, e D. Em 2014, fez um jogo na elite do Campeonato Brasileiro. No ano anterior, tinha participado de duas partidas do Brasileirão. O site só disponibiliza informações de 2013 para cá.

A falta de prática de Ferreira na Série A chama atenção ainda mais por causa da atuação desastrosa de Marlon Rafael Gomes de Oliveira no duelo da última quarta entre os dois Atléticos. Ele marcou pelo menos um impedimento do Galo de maneira incorreta, em lance que não pode ser considerado difícil, e teve seu afastamento para estudar anunciado pela CBF nesta quinta. Mesmo assim, Oliveira aparece escalado para Salgueiro x Cuiabá, pela Série C, no domingo.

Entre os três primeiros colocados, o vice-líder Atlético-MG é o único que não terá em sua próxima partida um juiz pertencente aos quadros da Fifa. Para o jogo do Galo, foi sorteado Elmo Resende Alves, que fará sua sétima atuação na Séria A neste ano. A outra opção do sorteio era Tiago Peixoto, aspirante à Fifa, mas que também seria acompanhado de um auxiliar que ainda não trabalhou na primeira divisão do Nacional em 2015, Fabrício Porfirio de Moura.

O líder Corinthians enfrentará o Palmeiras, no domingo, como visitante, com Raphael Claus, que já apitou 12 vezes no Brasileirão 2015. O Grêmio, terceiro na classificação, terá Sandro Meira Ricci no apito em sua apresentação contra o Goiás, em Porto Alegre. Ele atuou cinco vezes no Nacional deste ano, segundo o site da CBF.

Enquanto o Galo terá em seu jogo um assistente que debuta na Série A de 2015, os jogos feitos por Corinthians e Grêmio exibirão de um lado do gramado um auxiliar que é da Fifa e do outro um aspirante aos quadros da federação internacional. Eles têm de oito a 16 jogos no Brasileiro de 2015.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.