Topo

Perrone

Compare o entorno da Arena Corinthians real com o que estava no papel

Perrone

30/09/2015 07h16

Após vários adiamentos, a Odebrecht prometeu terminar em setembro as obras da Arena Corinthians. E hoje a construtora espera concluir a colocação dos carpetes do centro de convenções do estádio, praticamente encerrando seus trabalhos. A partir daí, apenas um funcionário dela ficará por lá para tratar de eventuais ajustes nos próximos dias.

Mas será que a casa alvinegra chegará ao fim desta quarta exatamente do jeito previsto no projeto original? Pelo menos em seu entorno dá para ver que a arena apresenta grandes diferenças em relação ao programado. O blog fotografou o lado externo do estádio nas últimas partidas do Corinthians lá, contra Joinville e Santos, nos dias 13 e 20 de setembro e comparou com ilustrações do projeto original.

É possível notar as faltas de um espelho d´água em volta da arena, acabamento no piso, instalações definitivas para cobrir as catracas e totens, entre outros itens. O paisagismo também não está como projetado.

No último dia 11, a construtora informou ao blog que concluiria as "poucas obras de acabamento" que ainda faltavam até o final do mês. Disse que um dos poucos espaços não finalizados era o centro de convenções e que todas as etapas da obra foram estabelecidas de comum acordo com o Corinthians. A assessoria de imprensa, no entanto, não disse se espelhos d'água e paisagismo são obrigações da Odebrecht.

Porém, em julho o clube recebeu um relatório produzido pela DDG Arquitetura alertando para o risco de a Odebrecht dar os trabalhos por encerrados sem que mais de uma centena de itens estivesse de acordo com o projeto. A empresa projetou o estádio e é responsável por acompanhar as obras.

O blog apurou que a construtora entende que há itens cobrados que não são de sua responsabilidade, o que pode gerar uma queda de braço com o clube.

Abaixo, compare as fotos do entorno da arena com o projeto inicial.

Reprodução de projeto

ilustração mostra como deveria ser cobertura de catracas na arena

 

Lona cobre catraca na arena corintiana

Lona cobre catraca na arena corintiana

 

Reprodução de projeto

Reprodução de ilustração de área com totens para patrocinadores, piso com acabamento e paisagismo

No jogo contra o Joinville, a mesma área da imagem anterior: não há totens e nem acabamento no piso

No jogo contra o Joinville, a mesma área da imagem anterior: não há totens e nem acabamento no piso

 

totemespelhodagua

Ilustração mostra espelhos d'água, à esquerda, até junto à escadaria

 

Na vida real, faltam os espelhos d'água e o acabamento no piso

Na vida real, faltam os espelhos d'água e o acabamento no piso

Veja mais diferenças de acabamento entre a ilustração do projeto (primeira foto abaixo) e a construção.

Reprodução de projeto

 

Ricardo Perrone/UOL

 

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.