Topo

Perrone

São Paulo fecha renovação com Globo, mas precisa de aval de conselheiros

Perrone

13/02/2016 06h00

A diretoria do São Paulo fechou com a Globo a renovação antecipada do contrato de transmissão de jogos da equipe no Brasileirão em TV aberta e fechada. Porém, como o novo acordo se refere às temporadas de 2019 a 2024, ultrapassando o período da atual gestão (abril de 2017), precisa ser referendado pelo Conselho Deliberativo do clube.

Assim, o tema entrou na pauta da reunião do órgão marcada para o próximo dia 23. Nela, será mostrado um quadro comparativo com o qual a cúpula são-paulina espera convencer os conselheiros de que a proposta escolhida é melhor do que a oferecida pela Turner, dona do Esporte Interativo (EI). A concorrente da Globo queria comprar os direitos para TV fechada, mas se comprometia também a adquirir os jogos em sinal aberto, caso eles ficassem encalhados.

Segundo dirigentes tricolores, o novo acordo muda a divisão de cotas atual que favorece Corinthians e Flamengo. Eles não revelam detalhes do trato, mas afirmam que na futura distribuição há critérios como uma parte da remuneração atrelada ao resultado do time no Brasileirão.

Outro argumento que será usado com os conselheiros é de que o clube conseguiu que a Globo transformasse em luvas a quantia oferecida inicialmente como antecipação de receitas. As luvas estavam entre as vantagens prometidas pela dona da EI.

Apesar de ser usada como comparação, a proposta da Turner não estará em votação na reunião. Os conselheiros terão que dizer apenas se aceitam ou não o contrato com a Globo. Se a maioria não der o seu aval, um novo encontro deverá ser marcado para votação nominal em relação à oferta do Esporte Interativo. Porém, a diretoria fará grande esforço pelo aval para a renovação. A Globo sabe que o acordo firmado com o São Paulo depende da aprovação do conselho para ter validade.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.