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Em três meses, Corinthians não alugou um camarote da arena

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30/07/2016 06h00

A missão era simples: comercializar dois camarotes da Arena Corinthians no primeiro trimestre de 2016. Porém, ela não foi alcançada. Nenhum desses espaços foi negociado no período, segundo informação dada por Emerson Piovezan, diretor de finanças do clube, em reunião do Conselho Deliberativo alvinegro em 18 de abril e registrada em ata obtida pelo blog.

Ao mostrar os resultados do plano de negócios do estádio em 2016, ele também afirmou que a receita obtida com a venda de ingressos nos três primeiros meses do ano ficou abaixo do que se esperava. "Tínhamos como meta de bilheteria R$ 17,5 milhões e conseguimos R$ 14,6 milhões", declarou o cartola.

Sem entrar em detalhes, ele ainda disse que a meta de novos projetos foi superada e que, mesmo assim, o objetivo geral de arrecadação da arena no primeiro trimestre não foi alcançado, principalmente por ser o início de um novo sistema implantado.

Após revelar que nenhum camarote foi negociado em três meses, o diretor pediu a ajuda de seus colegas de conselho para tentar alavancar as vendas das propriedades do estádio. "Então, se vocês puderem trazer pessoas que possam contribuir conosco, eu ficaria muito grato", disse o dirigente.

Na mesma reunião, o presidente do clube, Roberto de Andrade, afirmou que sua diretoria está fazendo na arena uma gestão que "sem medo de ofender ninguém, nunca foi feita".

"A arena era uma parte nossa que estava praticamente andando por si só. Hoje, integramos todo o departamento financeiro num só. Todos os funcionários sob a batuta da gente", declarou o presidente. As afirmações realçam a principal mudança na administração do estádio, que deixou de ser centralizada no ex-presidente Andrés Sanchez.

Andrade também falou da busca de profissionais no mercado para melhorar o desempenho comercial da casa corintiana. Porém, o setor de venda de propriedades tem sofrido com constantes mudanças. No início do ano, a funcionária que cuidava da área se transferiu para o palmeirense Allianz Parque. Felipe Chacon foi contratado para seu lugar, mas desde o começo de julho não está mais no cargo.

Atualização

Depois da publicação da primeira versão do post, Lúcio Blanco, que cuida da operação da arena corintiana, respondeu a perguntas que tinham sido feitas pelo blog. Ele afirmou que Chacon não presta mais serviços para a arena por questões administrativas e internas. E que a seu pedido, Márcio, funcionário do clube, passou a atuar no marketing do estádio como parte do organograma em que as áreas comercial e de marketing da casa corintiana ficam sob os cuidados da direção alvinegra. Alegou que a arena continua sob a responsabilidade de Andrés mas confirmou que Piovezan atua nela como representante da diretoria.

"Por uma questão prática e pelo histórico que tenho no Corinthians acabo sendo um ponto de apoio para os dois, mas minha função principal continua sendo a gestão operacional. Quando precisam de mim nas outras áreas contribuo também", disse Blanco, apontado no Corinthians como um funcionário que acumula poderes na arena.

Indagado sobre quantos camarotes foram vendidos depois do primeiro trimestre, ele disse que "é melhor fazer um balanço por temporada. Como costumo atuar no processo de venda de ingressos, considerando ainda ajustes que estão em curso em algumas áreas da arena, não é possível fazer análise nesse momento".

Abaixo, leia reproduções de trechos da ata da reunião com as explicações de Piovezan.

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Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.