Topo

Perrone

Quatro fatores que fazem o SPFC resistir à pressão contra Gomes

Perrone

29/09/2016 06h00

A diretoria do São Paulo sofre forte pressão de conselheiros para demitir já o técnico Ricardo Gomes e contratar um substituto de peso com medo do risco de rebaixamento no Brasileirão. E também pelo receio de que uma troca no final do ano atrase o planejamento para 2017.

Até parte pequena dos diretores é favorável à mudança imediata. Porém, o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, bancou publicamente a permanência do técnico até o final de 2016. Além disso, internamente, em nenhum momento ele sinalizou com a possibilidade de fazer a mudança agora. O dirigente nem chegou a conversar com o superintendente de futebol tricolor, Márco Aurélio Cunha, sobre uma possível troca. Quatro fatores explicam porque a diretoria resiste à pressão para afastar Gomes. Confira abaixo.

1 – Na avaliação de parte dos dirigentes, o principal problema da equipe não é o técnico, mas jogadores que não estariam comprometidos com o clube da maneira que deveriam e outros que não rendem o esperado.

2 – A situação em relação a possibilidade de rebaixamento não é considerada desesperadora no Morumbi. Assim, a análise é de que não há a necessidade de uma atitude drástica como a troca de treinador, pelo menos agora.

3 – É consenso entre os dirigentes que o trabalho de Gomes está abaixo do esperado. Porém, existe o entendimento de que ele precisa de mais tempo para evoluir e também para ser avaliado com justiça.

4 – Um novo técnico começaria seu trabalho praticamente do zero e precisaria de tempo, artigo escasso na reta final do Brasileirão, para se adaptar. Haveria o risco de ele nem conseguir colocar seus planos em prática.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.