Blog do Perrone http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, iniciou a carreira nas redações dos jornais impressos, além de atuar como repórter esportivo no rádio. Sat, 21 Oct 2017 06:00:33 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Rotina de troca de técnicos no Palmeiras ajudou Cruzeiro a manter Mano http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/2017/10/rotina-de-troca-de-tecnicos-no-palmeiras-ajudou-cruzeiro-a-manter-mano/ http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/2017/10/rotina-de-troca-de-tecnicos-no-palmeiras-ajudou-cruzeiro-a-manter-mano/#comments Sat, 21 Oct 2017 06:00:33 +0000 http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/?p=33847 O histórico palmeirense de trocas de treinadores na mesma temporada nos últimos anos pesou a favor da decisão de Mano Menezes de renovar contrato com o Cruzeiro, conforme apurou o blog.

Desde 2013, com Gilson Kleina, o alviverde não completa uma temporada sem mudar de treinador. Em 2017, o interino Alberto Valentim é o terceiro a comandar a equipe, que contou antes com Eduardo Baptista e Cuca.

Tal rodízio no comando não combina com os planos de Mano, defensor da tese de que os treinadores precisam de tempo para atingir os resultados esperados. Nesse ponto, o Cruzeiro falou a mesma língua que ele ao oferecer contrato até dezembro de 2019.

O atual campeão da Copa do Brasil avaliou que seria mais interessante dar continuidade a seu trabalho do que começar do zero em outro clube. Ainda que esse clube fosse o Palmeiras, que com a ajuda das parceiras Crefisa e FAM é um dos clubes do país com mais poder de fogo para contratar.

Mano ouviu da diretoria cruzeirense que seus pedidos por reforços serão atendidos e que o time na próxima temporada será competitivo. Além disso, recebeu considerável valorização financeira.

Nesse cenário, o técnico avaliou que não seria hora de mudar de ares.

]]>
3
Banheiro da Arena Corinthians fica sem TVs em espelhos. Clube alega defeito http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/2017/10/banheiro-da-arena-corinthians-fica-sem-tvs-em-espelhos-clube-alega-quebra/ http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/2017/10/banheiro-da-arena-corinthians-fica-sem-tvs-em-espelhos-clube-alega-quebra/#comments Fri, 20 Oct 2017 06:00:07 +0000 http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/?p=33829 Símbolos de luxo na arena Corinthians, pelo menos parte dos monitores de TV que projetam a imagem em espelhos dos banheiros está fora do ar. É o que acontece em sanitário masculino do setor sul, por exemplo. De acordo com o clube, os sofisticados aparelhos foram desligados porque apresentaram problemas.

“Por ser um equipamento eletrônico, eventualmente apresenta problema. Estamos cotando as peças necessárias para o devido reparo”, afirmou ao blog Lúcio Blanco, superintendente da arena alvinegra.

Segundo ele, existem monitores desligados pelo mesmo motivo em outros setores da arena. “Isso é natural. Espero que não se torne o fim do mundo”, declarou o superintendente.

No jogo com o Grêmio na última quarta, pelo menos um dos banheiros masculinos do setor sul não tinha nenhum monitor funcionando. Porém, Blanco assegura que a maioria dos equipamentos do estádio está em ordem.

O moderno sistema foi instalado para que os torcedores possam ver as imagens da partida até quando lavam as mãos no banheiro. Inicialmente, foi colocado um equipamento no espelho de cada pia. Rapidamente, os monitores viraram motivo de orgulho para parte corintianos, além de objetos de ostentação.

Saiba mais

]]>
45
Até 30 de novembro prioridade é acerto com Corinthians, diz agente de Pablo http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/2017/10/ate-30-de-novembro-prioridade-e-acerto-com-corinthians-diz-agente-de-pablo/ http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/2017/10/ate-30-de-novembro-prioridade-e-acerto-com-corinthians-diz-agente-de-pablo/#comments Thu, 19 Oct 2017 11:22:44 +0000 http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/?p=33823 Em reunião com o presidente do Bordeaux, Stéphane Martin, nesta quarta (18), o agente de Pablo, Fernando César, afirmou que tem um acordo pela permanência do jogador no Corinthians e vai manter o que combinou. Isso até o alvinegro se manifestar se vai exercer sua opção de compra por 3 milhões de euros (R$ 11,18 milhões).

“O Corinthians tem a prioridade até 30 de novembro, e ela vai ser respeitada. O interesse do jogador é ficar, e é o meu também. Não estamos conversando com Flamengo, com ninguém”, disse o empresário ao blog.

Ao cartola do clube francês, César explicou que não existe diferença de valores na conversa com os corintianos. Afirmou que o problema é a forma de pagamento. “Com boa vontade de ambas as partes, isso pode ser resolvido rapidamente”, declarou o agente.

Flávio Adauto, diretor de futebol do Corinthians, afirmou ao UOL Esporte que as partes devem voltar a conversar nos próximos dias.

Autorizado pelo Bordeaux, que o emprestou, Pablo esteve bem perto de assinar contrato de quatro anos e meio com o alvinegro valendo a partir de julho de 2017. Ficaram definidos salários, luvas e comissão de 10% sobre o contrato integral para o empresário, de acordo com César, mas houve impasse na forma de pagamento. A partir de então, as partes se distanciaram.

Segundo o empresário de Pablo, foi definido com o presidente do Bordeaux que haverá uma nova reunião no começo de dezembro para discutir o futuro do jogador, caso o Corinthians não exerça sua opção de compra. “O presidente considerou serem possíveis todas as hipóteses (se o zagueiro não ficar no Corinthians), inclusive o retorno de Pablo”, afirmou César.

O beque tem sido hostilizado em redes sociais por alguns torcedores que afirmam que ele quer deixar o clube para ganhar mais dinheiro em outra equipe. O empresário nega esse interesse afirmando já existirem quantias acordadas para a permanência em sua atual equipe. Pablo não vem atuando por estar contundido.

]]>
8
Empresa criada pela WTorre para arena do Palmeiras sofre pedido de falência http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/2017/10/empresa-criada-pela-wtorre-para-arena-do-palmeiras-sofre-pedido-de-falencia/ http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/2017/10/empresa-criada-pela-wtorre-para-arena-do-palmeiras-sofre-pedido-de-falencia/#comments Wed, 18 Oct 2017 06:00:17 +0000 http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/?p=33808 A Real Arenas, empresa criada pela WTorre para implementar o projeto da arena palmeirense, teve a decretação de sua falência pedida na Justiça no último dia 9. A ação é de autoria da Beltgroup do Brasil, credora do braço da construtora para o Allianz Parque.

A origem da dívida é a compra de divisores de fluxo (pedestais usados para organizar filas) e displays informativos no montante de R$ 95 mil. Esse é o valor sem atualização. A conta deveria ter sido paga parceladamente em abril e maio de 2015, mas a companhia vendedora alega que nada recebeu.

Em nota enviada ao blog, a Real Arenas disse que há discordâncias com a credora mas que não comenta processos judiciais em andamento (leia o posicionamento completo no final do post). Já o departamento jurídico do Palmeiras preferiu não se manifestar.

Acusada de não pagamento, a empresa foi constituída pela WTorre para receber o direito de uso do terreno (cessão do direito de superfície) em que está a casa alviverde para a construção e exploração do estádio. Ela é a responsável pelo contrato com o clube.

A partir do recebimento da notificação, a  Real Arenas tem dez dias para contestar a ação ou depositar a quantia cobrada, corrigida e acrescida de juros de 1% ao mês desde o vencimento até a citação, além de honorários advocatícios. O pedido é para que, em caso de não pagamento, a falência seja decretada com ou sem contestação.

A empresa ligada à WTorre já enfrentou ação semelhante e quitou a dívida, evitando ser considerada falida pela Justiça.

Se falência for determinada, um administrador será nomeado judicialmente. Cabe a ele criar um comitê de credores e levantar os bens da empresa falida para que eles sejam revertidos para os cobradores. No caso ligado ao Allianz Parque, seriam analisados todos os contratos assinados pela Real Arenas. As receitas geradas por eles para a empresa seriam controladas pelo administrador para o pagamento dos credores. Em tese, não há risco de o estádio ser fechado numa eventual falência da empresa, pois isso só dificultaria o pagamento de débitos.

De acordo com dados disponíveis na Junta Comercial de São Paulo, a Real Arenas tem entre seus sócios Walter Torre Júnior, que empresta seu sobrenome à responsável pela construção do estádio do Palmeiras.

Leia abaixo a íntegra da nota enviada pela empresa.

“A Real Arenas não comenta processos judiciais em andamento. Informamos apenas que existem discordâncias que estão sendo discutidas na Justiça. Contudo, a empresa destaca, em respeito ao torcedor palmeirense, que a operação da arena é absolutamente rentável e, em apenas três anos de operação, já registra lucro. Afirmamos ainda que esses bons resultados fazem com que a unidade de negócio responsável pela administração do estádio estime o retorno do investimento entre oito e dez anos e não mais em quinze, como era esperado no início do projeto”.

 

]]>
26
São Paulo avalia precisar de projeto de marketing para ter Kaká http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/2017/10/sao-paulo-avalia-precisar-de-projeto-de-marketing-para-ter-kaka/ http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/2017/10/sao-paulo-avalia-precisar-de-projeto-de-marketing-para-ter-kaka/#comments Tue, 17 Oct 2017 06:00:51 +0000 http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/?p=33800 Com José Eduardo Martins, do UOL, em São Paulo

A diretoria do São Paulo mantém o discurso de que as portas do Morumbi estão escancaradas para Kaká, mas que ainda não houve contato com o meia. Porém, os cartolas já discutiram como viabilizar o retorno do veterano, após ele anunciar que não renovará contrato com o Orlando City no final deste ano.

Foi concluído que o clube precisa montar um projeto de marketing para fechar a contratação. A avaliação é de que sozinha a agremiação não conseguirá bancar os salários do atleta. Assim, a direção começou a pensar num plano para atrair um ou mais patrocinadores que ajudariam a pagar os salários do ídolo.

Apesar de a ideia ainda estar engatinhando, a intenção é envolver outras áreas do clube, além dos departamentos de futebol e marketing, para encorpar o projeto.

Atualmente, o São Paulo tem como uma de suas prioridades cortar gastos. Não haveria custo para a aquisição de direitos econômicos, já que o brasileiro estará livre de seu compromisso com os americanos. Os gastos seriam com salários e luvas, mas a análise tricolor é de que a despesa seria alta demais para quem está apertando o cinto.

Também existe o entendimento de que o rendimento de Kaká será naturalmente inferior ao de sua última passagem pelo São Paulo, no segundo semestre de 2014, por conta da idade. Em abril de 2018 ele fará 36 anos.

Nesse cenário, acreditam os cartolas, é preciso que o gasto feito pelo clube seja proporcional ao ganho esportivo. Ao mesmo tempo, há a expectativa de que ele aceite ganhar menos do que recebia nos Estados Unidos.

Por outro lado, existe a confiança na adoração dos torcedores pelo meia, o que ajudaria eventuais parceiros a terem retorno com a participação no projeto. Além disso, membros do departamento de marketing analisam que a presença de Kaká, se confirmada, tornará mais atraente para patrocinadores os espaços disponíveis na camisa do clube.

]]>
58
Ofuscado por Mano, Alberto Valentim tem lobby no Palmeiras http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/2017/10/ofuscado-por-mano-alberto-valentim-tem-lobby-no-palmeiras/ http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/2017/10/ofuscado-por-mano-alberto-valentim-tem-lobby-no-palmeiras/#comments Mon, 16 Oct 2017 06:00:40 +0000 http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/?p=33790 Com Danilo Lavieri e José Edgar de Matos, do UOL, em São Paulo

Assim que o Palmeiras oficializou a saída de Cuca, Alberto Valentim ganhou um lobby no clube para ser efetivado como treinador visando a próxima temporada. O apoio vem de conselheiros de diferentes correntes, mas não abala o favoritismo do cruzeirense Mano Menezes para ocupar o cargo.

O técnico interino é definido por seus defensores como estudioso, moderno, conhecedor do clube e bem relacionado com os jogadores. Ele também é visto como uma opção barata, o que, em tese, agradaria a Mustafá Contursi. O ex-presidente é um dos conselheiros mais influentes e prega permanentemente a austeridade financeira, apesar de atualmente as finanças alviverdes irem bem.

Recentes experiências bem-sucedidas com ex-assistentes também escoram os pedidos por uma chance para Valentim. São lembrados por conselheiros os nomes de Jair Ventura (Botafogo), Zé Ricardo (ex-Flamengo e hoje no Vasco) e do corintiano Fábio Carille.

Apesar de o ex-auxiliar agradar profissionalmente ao presidente do clube, Maurício Galiotte, a diretoria palmeirense avalia que não pode correr o risco em 2018 de mais uma vez precisar trocar de técnico durante a temporada. Isso dá força à escolha de alguém mais experiente, como Mano.

Ao falar sobre a saída de Cuca na semana passada, em entrevista coletiva, Galiotte elogiou o ex-auxiliar.  “Ele ainda está em evolução, tem características modernas e hoje é o técnico do Palmeiras. Enquanto a gente não tiver nenhuma outra notícia, ele é o técnico do Palmeiras”, declarou o dirigente.

Após deixar o clube em dezembro do ano passado, Valentim retornou em junho a pedido de Cuca. Fora do Palmeiras, ele teve a oportunidade de trabalhar como treinador do Red Bull.

A chance de o interino ser efetivado é remota e passa por um eventual fracasso na tentativa do alviverde de contratar Mano. O Cruzeiro tenta manter seu comandante.

]]>
48
Seis desafios para o técnico do Palmeiras em 2018 http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/2017/10/seis-desafios-para-o-tecnico-do-palmeiras-em-2018/ http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/2017/10/seis-desafios-para-o-tecnico-do-palmeiras-em-2018/#comments Sun, 15 Oct 2017 11:53:43 +0000 http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/?p=33786 1 – Resgatar a tradição do clube de jogar de maneira ofensiva e vistosa. A exigência da torcida é ainda maior por conta do caro elenco atual.

2  – Conviver em harmonia com o diretor remunerado Alexandre Mattos, que tem carta branca dada pelo presidente Maurício Gagliotte e trabalha fortemente por suas ideias. Foi assim quando se empenhou para reintegrar Felipe Melo.

3 – Fazer deslanchar jogadores contratados com aporte financeiro da Crefisa e da FAM (Faculdade das Américas). Borja é o caso mais emblemático. Há constante temor no Palmeiras de que Leila Pereira se irrite com o fato de ver jogadores nos quais investiu pesado serem subaproveitados.

4 – Domar Felipe Melo. Cuca fracassou nessa missão com ares de impossível.

5 – Ter um ambiente harmônico no vestiário, apesar da acirrada disputa por posições.

6 – Avaliar os investimentos a serem feitos para 2018. Os altos gastos com alguns jogadores aumentaram a pressão sobre o elenco e Eduardo Baptista e depois Cuca. O trabalho é alertar Mattos e Leila sobre o real valor dos atletas a serem contratados.

]]>
14
Após reuniões com Sevilla, Corinthians diz esperar fim do Brasileiro http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/2017/10/apos-reunioes-com-sevilla-corinthians-diz-esperar-fim-do-brasileiro/ http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/2017/10/apos-reunioes-com-sevilla-corinthians-diz-esperar-fim-do-brasileiro/#comments Sat, 14 Oct 2017 07:00:31 +0000 http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/?p=33774 Com Dassler Marques, do UOL em São Paulo

Após pelo menos duas reuniões com a participação de representante do Sevilla, a diretoria do Corinthians fala em definir a situação de Arana apenas depois do Campeonato Brasileiro. Integrantes do estafe do lateral-esquerdo, no entanto, acreditam no fechamento da operação nos próximos dias. Nesse caso, avaliam que o alvinegro só vai anunciar o negócio após a disputa do Nacional. Assim, o jogador ficaria blindado enquanto o time tenta assegurar o título da competição. Oficialmente, a posição da equipe pessoal do corintiano também é de que só haverá conclusão quando o certame acabar.

A blindagem, em tese, evita que o atleta tenha que responder a mais perguntas sobre seu futuro e que eventuais críticas ao rendimento dele sejam ligadas à transferência. Assim como parte de seus colegas e o time de maneira geral, Arana, após voltar de lesão, não repete no segundo turno o mesmo desempenho da primeira fase.

Na terça e na quarta desta semana, os corintianos tiveram reuniões com representante do Sevilla para discutir o tema. Porém, não houve acordo. Os espanhóis já acenaram com 12 milhões de euros (R$ 45 milhões), mas o alvinegro pede 15 milhões de euros (R$ 56 milhões). No entender dos envolvidos, o impasse tem boas chances de ser solucionado. O clube brasileiro possui 40% dos direitos econômicos do lateral. O restante está nas mãos de empresários ligados ao atleta.

Durante a última janela de transferências da Europa, Arana foi sondado por uma série de equipes. O Sevilla foi uma delas. Mas, manter o lateral e os outros jogadores para não atrapalhar a equipe na briga pelo título brasileiro se tornou questão de honra para a direção alvinegra.

 

]]>
10
Opinião: planejamento falho, sombra de 2016 e Corinthians complicaram Cuca http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/2017/10/opiniao-planejamento-falho-sombra-de-2016-e-corinthians-complicaram-cuca/ http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/2017/10/opiniao-planejamento-falho-sombra-de-2016-e-corinthians-complicaram-cuca/#comments Fri, 13 Oct 2017 17:42:22 +0000 http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/?p=33768 O trabalho de Cuca em seu retorno ao Palmeiras foi prejudicado por falhas de planejamento, por contratações de peso, pela sombra do desempenho da equipe comandada por ele no ano passado e pela liderança folgada do Corinthians no Brasileirão.

A montagem da equipe foi feita para agradar Eduardo Baptista, o que resultou num elenco com jogadores que não satisfizeram Cuca em sua volta. Casos simbolizados por Borja e Felipe Melo. Ambos chegaram como estrelas e o fato de não estarem entre os preferidos do treinador gerou turbulência no vestiário. Basta lembrar o episódio que culminou com o afastamento de Felipe Melo.

Como foi Cuca que decidiu deixar o alviverde no final de 2016 por assuntos particulares, ele também tem uma ponta de participação no planejamento falho do clube. Sua permanência representaria uma reciclagem mais natural do elenco.

Apesar dos problemas enfrentados, o rendimento atual do Palmeiras não justifica troca de técnico quase no final do ano. Ser eliminado da Libertadores pelo Barcelona de Guayaquil nas oitavas de final, nos pênaltis, não chega a ser um vexame. Afinal, o time equatoriano está nas semifinais do torneio.

Ocupar a quinta posição no Brasileirão também está longe de ser motivo para troca de treinador. Mas pesa o fato de o principal rival palmeirense ser o líder com 14 pontos de vantagem sobre o time comandado por Cuca. Essa diferença abissal conquistada pelo Corinthians faz a campanha do Palmeiras parecer pior do que é. E a cobrança sobre o técnico aumenta quando se coloca na análise os gastos com reforços de peso, como Borja.

O quadro desfavorável para Cuca se fecha com a permanente comparação entre o trabalho dele na conquista do Brasileirão de 2016, com um time menos badalado que o atual.

Apesar da pressão gerada pela soma desses elementos, na opinião deste blogueiro, o melhor teria sido segurar Cuca. O cara que era considerado o melhor técnico treinando clubes brasileiros na última temporada não piorou tanto assim para explicar a sua saída. O clube diz que o rompimento foi em comum acordo entre as partes. Então, tanto a diretoria quanto o treinador deveriam insistir mais na parceria. A continuidade representaria para o Palmeiras não começar do zero em 2018 e ter um técnico competente, que conhece bem o elenco, assim como os bastidores da agremiação.

]]>
13
Presidente do Santos faz campanha por fim de assistentes atrás dos gols http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/2017/10/presidente-do-santos-faz-campanha-por-fim-de-assistentes-atras-dos-gols/ http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/2017/10/presidente-do-santos-faz-campanha-por-fim-de-assistentes-atras-dos-gols/#comments Fri, 13 Oct 2017 11:52:39 +0000 http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/?p=33764 Modesto Roma Júnior, presidente do Santos, está em campanha pelo fim dos auxiliares de arbitragem que ficam atrás dos gols nas partidas do Brasileirão e dos outros campeonatos no país. O dirigente disse ao blog que já expressou sua opinião para Marco Polo Del Nero, presidente da Confederação Brasileira de Futebol, mas não obteve resposta.

“Precisamos tirar aqueles dois mancebos que ficam atrás dos gols. Eles servem como cabides. Não ajudam em nada”, disse o dirigente ao blog.

O cartola não é o primeiro a levantar bandeira contra os árbitros assistentes adicionais. “Gostaria de saber diretamente da comissão de arbitragem o que eles fazem. Se ganham, eles precisam ajudar. Se eles não veem, não precisam (estar lá)”, afirmou Renato Gaúcho em setembro, após derrota para o Bahia. Ele reclamava de suposta omissão de um dos assistentes adicionais em pênalti marcado contra o Grêmio.

O lance mais polêmico envolvendo os assistentes atrás adicionais no Brasileirão foi o gol de braço feito por Jô no Vasco.

As principais ligas do mundo, como as da Espanha, Inglaterra, Itália e Alemanha não usam esses assistentes. Porém, eles estão presentes na Champions League.

Além da campanha pelo fim dos auxiliares atrás dos gols, Modesto está entre os dirigentes que defendem a implantação do árbitro de vídeo só no Brasileirão de 2018. “É uma questão de isonomia. Já fizeram o campeonato até aqui sem o recurso do vídeo e muitos clubes foram prejudicados. O modelo tem que ser o mesmo no campeonato inteiro”, declarou o santista.

O cartola também teme que falte preparo para colocar o sistema em operação e que em caso de falhas a ideia fique queimada.

Mas não há consenso entre os dirigentes de clubes da Série A sobre quando o Brasileirão deve começar a contar com o árbitro de vídeo. Eduardo Bandeira de Mello, do Flamengo, e Daniel Nepomucento, do Atlético-MG, por exemplo, defendem a novidade tecnológica ainda neste Brasileirão.

“Sou a favor (do árbitro de vídeo) o quanto antes. Tecnologia só ajuda”, disse Nepomuceno.

 

]]>
18