Topo

Perrone

Cidades se dizem vítimas de golpe do CT da Copa

Perrone

09/07/2011 07h00

Chegaram à Câmara relatos de um golpe em cidades candidatas a hospedar seleções antes e durante a Copa-14. O deputado Delegado Protógenes Queiroz (PC do B-SP) disse ter recebido denúncias de que há pessoas cobrando uma taxa de cidades e donos de CTs em troca da garantia de receber delegações.

"Tem gente até que já pagou pela vaga, mas é um golpe. Nem a Fifa tem poder de escolher, são os países que vão decidir onde ficar entre os locais pré-selecionados", afirmou Queiroz ao blog.

Ele disse que procurou o COL (Comitê Organizador Local) e ouviu como resposta que ninguém do órgão abordou as cidades com essa finalidade. E que nenhum funcionário está autorizado a fazer isso. "É coisa de gente que nem é do comitê", falou o deputado, membro da comissão de segurança da Fifa.

O caso deverá ser discutido na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, da qual Protógenes é integrante. O parlamentar afirmou que não pode revelar quais são as vítimas dos golpistas para não atrapalhar as investigações.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.