Topo

Perrone

Clube dos 13 tenta antecipar assinatura com a Rede TV!

Perrone

23/03/2011 09h20

Pode ser a última cartada do Clube dos 13 para minar a Globo. A entidade tenta convencer a Rede TV! a desistir da assinatura de todos os clubes no contrato de transmissão do Brasileirão.

Seu desejo é acelerar o processo e assinar ainda hoje com a emissora. Parece uma missão difícil. Mesmo assim, Ataíde Gil Guerreiro, dirigente do C13 que cuidou da concorrência, chegou a marcar uma reunião com representantes da TV para assinar o contrato nesta terça. Depois recebeu a informação de que os executivos não poderiam comparecer.

Formalmente, a Rede TV! tem até maio para assinar o compromisso. Mas a investida da Globo em vários clubes pede um contra-ataque. A antecipação é importante para impedir a atual detentora dos direitos de seduzir também os times que permanecem no C13.

 A assinatura com emissoras diferentes, aumentaria a pressão para o Cade se posicionar. O caso também despertaria mais ainda o interesse do Senado, que já aprovou audiência para ouvir os envolvidos.

Se o contrato do C13 for mesmo assinado, estará aberta de vez a porteira para a disputa chegar à Justiça.  A entidade entende que tem procuração para assinar por dissidentes que pegaram empréstimos usando como garantia as cotas do futuro contrato de 2012. Só que os nomes desses clubes não são revelados. Os rebeldes negam tal poder.

Como muita gente ainda tem dúvidas, vale lembrar que nenhuma partida pode ser transmitida sem o aval das duas equipes. Assim, jogos entre times ligados a TVs distintas, ficariam sem televisionamento, a partir de 2012. A não ser que, nesses casos, todos os envolvidos fizessem um acordo pontual para liberar as imagens.

Quanto menos jogos televisionados, pior para torcedores, anunciantes das emissoras e patrocinadores dos clubes. Se acontecer, a batalha judicial só irá desvalorizar o futebol brasileiro.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.