Topo

Perrone

Corinthians deixa futebol em segundo plano ao escolher novo diretor

Perrone

12/12/2010 11h17

Andrés Sanchez nomeou Roberto Andrade como diretor de futebol para dar visibilidade ao dirigente. Por onde passa, o presidente corintiano apresenta Andrade como seu candidato na próxima eleição no Corinthians. Oifcialmente, diz não ter definido seu apoio.

 Mário Gobbi também foi parar nesse posto pelo mesmo motivo. Tinha a simpatia de Andrés e havia ajudado o cartola a se eleger. Quem quer ser presidente precisa ser conhecido, tem que dar entrevista. Apesar de a torcida não votar.

Quando assumiu, Gobbi disse que era só um torcedor e que não entendia de futebol. Andrade também não tem experiência no departamento. Nunca foi diretor-adjunto ou atuou nas categorias de base.

E o que isso tem a ver com o time? Sem um diretor que tenha condições técnicas de discutir contratações e outros assuntos em pé de igualdade com o treinador, o técnico ganha poder demais. "O Gobbi não tinha conhecimento para brecar algumas contratações que o Mano Menezes fez. Resultado: temos que pagar até hoje jogadores caros que não jogam", disse um conselheiro corintiano, que pediu para o seu nome não ser publicado.

Essa análise faz sentido. Mas também tem razão quem disser que é difícil encontrar no clube cartola com conhecimento técnico. Por isso, o Corinthians precisa de um dirigente remunerado que seja do ramo. Como Carlos Alberto Parreira, cotado para ser coordenador. Caso contrário, Andrés continuará centralizando as decisões. E não haverá ninguém que entenda do riscado para dividir responsabilidades com o treinador e aconselhá-lo.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.