Topo

Perrone

Festa em Itaquera escancara Copa irreal

Perrone

20/07/2011 19h30

O discurso das autoridades e cartolas na festa no terreno do futuro estádio corintiano escancarou a maneira distante da realidade com que a Copa de 2014 vem sendo tratada pelos responsáveis por ela.

A começar pelo mantra do ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior. Ele diz ter certeza de que o Brasil fará a melhor Copa de todos os tempos. Seria mais realista se dissesse que podemos entrar para história como os organizadores que mais se atrasaram.

Também fora da realdiade, o governador Geraldo Alckmin lembrou o ufanismo de Galvão Bueno ao tentar colocar no Itaquerão o DNA de palmeirenses, são-paulinos, santistas e de todos os brasileiros. Só faltou dizer que o Itaquerão é o Brasil na Copa.

Andrés Sanchez e a Odebrecht fizeram questão de mostrar que agora vai, sendo que na realidade nem a lição de casa das primeiras aulas foi feita. O BNDES confirmou nesta quarta ao blog que clube e construtora ainda não apresentaram a carta consulta para obter o financiamento, vital para a obra. A Transpetro, responsável pelos dutos de Itaquera, espera os empreendedores aparecerem com os R$ 30 milhões para a retirada deles.

O governo do Estado ainda não tem um orçamento oficial sobre os gastos com as arquibancadas móveis para a ampliação da arena. No mundo real, nada corresponde à Copa fantasiada pela turma de terno e gravata. Quanto mais longo for esse sonho, mais caro vai ficar o Mundial de verdade. Pelo simples fato de que obras aceleradas custam mais. Quer apostar quem vai pagar essa conta?

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.