Topo

Perrone

Britânico cobra de ministro do Esporte investigação sobre Teixeira

Perrone

02/07/2011 18h35

"Orlando Silva Júnior deveria pegar o que chamamos de telefone e dizer para o Ricardo Teixeira: 'venha até o meu escritório e traga os documentos da ação na Justiça suíça. Se não fizer isso, você está fora".
A sugestão ao ministro do Esporte foi feita pelo jornalista Andrew Jennings. Nascido na Escócia e criado na Inglaterra, ele revelou em programa da BBC que o presidente da CBF teria devolvido dinheiro referente a propinas em acordo com a Justiça da Suíça. O inglês foi um dos palestrantes desse sábado do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).

Ele criticou Silva Júnior por não adotar uma postura firme com Teixeira, que nega as acusações. "O ministro diz que não há problemas porque o senhor Teixeira não está sendo investigado pela Fifa. Ele precisa saber que quem não é investigado não é necessariamente inocente. É protegido", completou. O blog não localizou a assessoria do ministro para falar sobre o assunto.

Afastar o presidente de uma entidade privada não é função do Ministério do Esporte, como sugere Andrew. Mas ele está coberto de razão ao pedir uma relação menos fraternal do ministro com o cartola. E uma dose de desconfiança por parte do político. Teixeira não é membro de um órgão público, mas tornou-se importante parceiro do governo por causa da Copa do Mundo. Assim, deveria dar satisfações.

Por sua vez, Orlando Silva entrará para a curta história do Ministério do Esporte como o titular da pasta que mais se aproximou dos dirigentes e mais se empenhou para atender seus pedidos. Pena que uma fiscalização rigorosa sobre os cartolas para compensar os benefícios nem inglês vê.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.