Topo

Perrone

Sócio da Gaviões ganha cargo no futebol amador

Perrone

01/11/2010 14h45

Domingos Neto, sócio da Gaviões da Fiel, foi escolhido para ser um dos assessores do diretor geral de futebol amador do Corinthians, Fernando Alba.

A escolha foi feita pelo próprio Fernando, ex-diretor de esportes aquáticos e que substituiu Miguel Marques e Silva. O ex-diretor teve seu afastamento pedido por diferentes grupos políticos no clube. Entre eles, o Movimento Fora Dualib, que conta com membros da Gaviões, como o novo assessor, cargo que na prática corresponde ao de diretor adjunto.

Domingos Neto, sócio do Corinthians, ficou famoso no clube ao ser acusado pela conselheira corintiana e na ocasião vereadora Myryam Athie de ter cuspido nela após uma reunião do Conselho Deliberativo. Alguns conselheiros queriam a sua expulsão do quadro associativo, mas não conseguiram.

Obter cargos diretivos no Parque São Jorge é um antigo projeto de membros da Gaviões. O mesmo movimento acontece em outros clubes e parece ser sem volta. No Palmeiras, por exemplo, a Mancha tem integrantes que são sócios do clube. Alguns têm relacionamento estreito com conselheiros e dirigentes, sendo ouvidos em algumas decisões. No Santos, o ex-presidente Marcelo Teixeira tinha um assessor que veio de torcida organizada.

Corinthians, Palmeiras e Santos registram casos de torcedores de uniformizadas que ganharam espaço no clube, mas protagonizaram episódios de violência. Querer participar do cotidiano do time pelo qual torce, se transformando em sócio, conselheiro e dirigente é um desejo saudável. Porém, cabe às diretorias dos clubes impedir que esses torcedores queiram impor suas vontades no clube no grito e à força.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.