Topo

Perrone

Lei da Copa mexe com sucessão na CBF e insinua governo paralelo no PT

Perrone

29/09/2011 16h34

Marco Polo Del Nero é aliado de Vicente Cândido, companheiro de Zé Dirceu, distante de Dilma Rousseff

Fotomontagem: Folha Imagem/AE

A indicação do deputado Vicente Cândido pelo PT para ser relator da Lei Geral da Copa na Câmara reabre antigas feridas no partido e tem influência até na sucessão de Ricardo Teixeira. Entenda o caso.

Quem é Vicente Cândido?

O deputado federal pelo PT é também um dos vices da Federação Paulista e sócio de Marco Polo Del Nero, presidente da entidade. O político estreitou suas relações com o cartola quando trabalhou para que o russo Boris Berezovski, acusado de vários crimes, pudesse entrar no Brasil. Del Nero chegou a advogar para Kia Joorabchian, que trabalharia com Boris. Na operação para trazer o russo, que investiria no país, Cândido atuou com José Dirceu.

Dirceu e Dilma

A presidente tem mantido certa distância de Zé Dirceu. Interlocutores dela afirmam que uma de suas preocupações é evitar a impressão de que ele é capaz de dar ordens como se estivesse no comando do Governo.

Governo paralelo

O poder de Dirceu alimenta em Brasília a tese de que ele tenta implantar dentro do PT um governo paralelo, fazendo valer suas vontades, mesmo quando elas são contrárias aos desejos da presidência. A indicação de Cândido pela liderança do PT para ser o relator da Lei Geral da Copa bota lenha nessa fogueira.

A liderança do governo acatou a sugestão do partido e a repassou para a presidência da Câmara, que vai decidir. Por ser cartola, Cândido é visto como um deputado simpático aos caprichos da Fifa. Enquanto isso, Dilma quer cortar as asas da federação internacional. Assim, a escolha dele mostra que a vontade da presidente foi atropelada por alguém poderoso dentro do partido dela.

Sucessão na CBF

Marco Polo Del Nero não fala publicamente, mas é visto pela cartolagem nacional como pré-candidato à presidência da CBF depois da Copa do Mundo. Ele não aparece entre os nomes preferidos de Ricardo Teixeira. Porém, o presidente da confederação ficará devendo uma a Del Nero, se Cândido ajudar na Lei Geral.

O que muda para o torcedor?

A Fifa quer uma série de alterações no Estatuto do Torcedor. A principal delas é o fim da meia-entrada para aposentados e estudantes. Dilma não aceitou conceder esse e outros benefícios. A bancada da bola na Câmara tentará reverter a situação.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.