Topo

Perrone

MP investiga Fiel, ouvirá denúncias contra clube e quer torcida única

Perrone

04/02/2011 20h27

O promotor Paulo Castilho disse ao blog que o Ministério Público paulista vai investigar os atos de vandalismo de torcedores do Corinthians. Ele acredita que é possível identificar parte dos vândalos.

Mas o MP também está aberto para receber denúncias dos torcedores sobre supostas irregularidades na administração do clube. Informalmente, membros de uma ala da Gaviões da Fiel, conhecida como Rua São Jorge, têm feito acusações contra a diretoria. Segundo Castilho, quando forem ouvidos sobre os atos violentos eles terão a oportunidade de formalizar as denúncias. "Se tiver coisa errada, se colocarem as acusações no papel, vai haver investigação", afirmou ele.

"Na maioria das vezes, esse tipo de atitude violenta é consequência da proximidade do clube com a torcida, da liberdade que os dirigentes dão a eles", completou Castilho.

Torcida única

O promotor considera o clássico entre Corinthians e Palmeiras, domingo, de altíssimo risco por causa da crise enfrentada pelo time do Parque São Jorge. "O ideal seria que fosse uma partida de torcida única, mas agora não dá mais tempo, já venderam ingressos."

O blog apurou que o MP vai agir para que nos próximos jogos entre os grandes paulistas seja permitida a venda de bilhetes apenas para a torcida da casa. Assim, a partida de domingo pode ser a última com fãs de duas equipes em clássicos.

Castilho também reclamou da demora dos ministérios do Esporte e da Justiça para colocar em prática o cadastramento nacional de torcedores, programa que facilitaria a identificação de vândalos.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.