Topo

Perrone

MP investiga notas fiscais suspeitas no Palestra Itália

Perrone

30/05/2011 10h38

Corre no Ministério Público uma antiga investigação para saber se o alvará dado para o Palmeiras reformar o Palestra Itália, antes do contrato com a WTorre,  foi desrespeitado pelo clube e caducou.

Para manter o documento válido, a reforma não poderia completar dois anos sem a realização de pelo menos uma das obras previstas. O MP pediu para o clube comprovar que a exigência foi cumprida.

Porém, foram apresentadas notas fiscais de uma mesma empresa com números sequênciais. Isso gerou a suspeita de que elas foram emitidas apenas para comprovar que as as obras não pararam. E que os serviços descritos não foram realizados. Pelo menos não nos prazos declarados. Ou seja, seriam notas frias.

O que chama a atenção do MP é o fato de a empresa, durante um longo período, só ter emitido notas para o Palmeiras. "Isso não tem nada a ver. Contratamos algumas firmas de menor porte que podem ter se concentrado só na nossa obra, recusando outros serviços", disse ao blog José Cyrillo Júnior. Ex-diretor do Palmeiras, ele montou parte do dossiê entregue ao MP.

A promotoria agora investiga se os trabalhos foram realmente feitos. O processo é diferente daquele que pode provocar a paralisação das obras da arena por questões de permeabilidade do terreno. Nesse caso, o Ministério Público está analisando as respostas enviadas pela prefeitura.

"Não temos culpa se a legislação mudou. Quando apresentamos nosso projeto, eram exigidos 15% de área permeável. Temos 18%. Depois disso, a lei passou a falar em 40%", declarou Cyrillo.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.