Topo

Perrone

Nomeação feita por Lula no fim do mandato demonstra afinidade com Ricardo Teixeira

Perrone

24/08/2011 12h00

No dia 3 de dezembro de 2010, no final de seu mandato, o presidente Lula assinou a indicação de Wagner José Abrahão para integrar o Conselho Nacional de Turismo. O ato foi motivo de comemoração na CBF. O escolhido é dono do Grupo Águia, que cuida das passagens aéreas da confederação, como os bilhetes usados pelos árbitros do Brasileirão.

Abrahão é um dos melhores amigos de Ricardo Teixeira. Suas empresas costumam comercializar pacotes com ingressos para as Copas do Mundo. A indicação para o órgão ligado ao Ministério do Turismo veio em boa hora para o empresário, já que seu grupo garantiu também a venda desses pacotes com entradas para a Copa de 2014.

O Conselho Nacional de Turismo tem como função assessorar o ministro da pasta na formulação de planos, políticas e projetos. São 71 conselheiros, a maioria representantes de entidades ligadas à área. A presidência, porém, só tem direito a duas indicações. E Lula resolveu usar uma delas para dar força a um fiel escudeiro de Teixeira.

De acordo com reportagem veiculada pela TV Record, o cartola comprou recentemente uma cobertura de Cláudio Abrahão, irmão de Wagner, pagando valor inferior ao de mercado. Também segundo a matéria, a agência do amigo de Teixeira faturou R$ 30 milhões em três anos vendendo passagens aéreas para a CBF.

Abrahão não é o primeiro amigo do peito do presidente da confederação a ser nomeado para órgão ligado a um ministério. Em 2009, o empresário J.Hawilla, dono da Traffic, foi indicado pelo ministro Orlando Silva Júnior para o Conselho Nacional do Esporte. Mas logo pediu afastamento do cargo.

Os dois casos comprovam que Teixeira tem a habilidade de colocar gente de sua confiança em postos estratégicos. E a indicação de Abrahão ajuda a dimensionar a saudade que ele tem de Lula, pois Dilma Rousseff se mantém distante do dirigente.

O blog telefonou para o número de Abrahão indicado no site do Ministério do Turismo. A funiconária que atendeu afirmou que ele não estava na empresa.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.