Topo

Perrone

Nos bastidores, Maracanã é favorito para abertura

Perrone

06/03/2011 12h20

Longe dos microfones, integrantes do Ministério do Esporte e do Comitê Paulista para a Copa-14 afirmam que o Maracanã é o estádio favorito para receber a abertura do Mundial.

A recente declaração do presidente da Fifa de que São Paulo não está confirmada como sede da abertura reforçou a tese. O caminho que deixaria o Maracanã como palco da partida inaugural não está ligado só aos problemas enfrentados por São Paulo para ter um estádio em condições.

Existe um desejo da Fifa, refletido pelo COL (Comitê Organizador Local), de que uma só cidade receba os principais eventos ligados à competição. A medida visa principalmente reduzir o número de deslocamentos aéreos. A possibilidade de acontecer um caos aéreo é o maior temor dos organizadores.

Durante a Copa da África, Ricarado Teixeira deu entrevista deixando clara a intenção de fazer com que o Rio seja o principal centro da Copa, justamente para evitar as viagens e concentrar a estrutura numa só cidade.

Segundo o presidente do COL e da CBF, é por isso que o Rio vai receber a final e será a sede dos QGs da seleção brasileira e da Fifa. A cidade também é favorita para receber o centro de imprensa.

A tese de reunir boa parte da estrutura na mesma cidade faz sentido, desde que ela tenha capacidade para aguentar. O Maracanã está muito longe de ficar pronto, como lembrou Blatter. Mas já iniciou suas obras. E fica cada vez mais favorito conforme o tempo passa e o Itaquerão não sai do papel.

Sobre o Autor

Ricardo Perrone é formado em jornalismo pela PUC-SP, em 1991, cobriu como enviado quatro Copas do Mundo, entre 2006 e 2018. Iniciou a carreira nas redações dos jornais Gazeta de Pinheiros e A Gazeta Esportiva, além de atuar como repórter esportivo da Rádio ABC, de Santo André. De 1993 a 1997, foi repórter da Folha Ribeirão, de onde saiu para trabalhar na editoria de esporte do jornal Notícias Populares. Em 2000, transferiu-se para a Folha de S.Paulo. Foi repórter da editoria de esporte e editor da coluna Painel FC. Entre maio de 2009 e agosto de 2010 foi um dos editores da Revista Placar.

Sobre o Blog

Prioriza a informação que está longe do alcance das câmeras e microfones. Busca antecipar discussões e decisões tomadas por dirigentes, empresários, jogadores e políticos envolvidos com o futebol brasileiro.